PAINT – Programa Avançado de Internacionalização dos Negócios

PAINT – Programa Avançado de Internacionalização dos Negócios

28 de outubro de 2016

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Coordenação e Docência

FRANCISCO CARBALLO-CRUZ

Professor de Economia da Universidade do Minho, onde, entre outras, leciona unidades curriculares de Economia Global em vários ciclos de estudos. É também investigador do NIPE na mesma Universidade. É doutorado pela Universidade de Oxford (Reino Unido). Mestre em Economia Industrial pela Universidade do Minho e Licenciado em Economia e em Gestão de Empresas pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Foi diretor do Mestrado em Negócios Internacionais e Diretor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade do Minho. Tem coordenado e participado em numerosos projetos de consultoria no domínio das políticas públicas e da internacionalização, assim como na elaboração de planos estratégicos em diversos âmbitos. É membro da Direção da TECMINHO, do Conselho de Administração da ADRAVE e do Conselho Diretivo do EURES G-NP. Integra o Comité Executivo da European Regional Science Association (ERSA), da qual é Auditor Interno. É Presidente da Associação Portuguesa de Desenvolvimento Regional (APDR) e Responsável Financeiro da Regional Science Association International (RSAI).
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PEDRO A. VIEIRA

Empresário, professor universitário e especialista em negócios internacionais. É co-fundador e membro da equipa de gestão de várias empresas, em áreas que vão desde os media e as tecnologias aos estudos chineses e consultoria em negócios internacionais. Foi colaborador da AICEP Portugal, no Porto e na delegação em Tóquio. Leciona unidades curriculares na área dos negócios internacionais e gestão intercultural na Porto Business School e na Universidade do Minho. É licenciado em Relações Internacionais, pós-graduado em Estudos Europeus, possui um MBA com especialização em marketing e é doutorando na área da comunicação empresarial intercultural.
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Corpo Docente

ANABELA GONÇALVES




É doutorada em Ciências Jurídico-Privatísticas, pela Universidade do Minho, licenciada em Direito pela mesma universidade e Mestre em Ciências Jurídico-Empresariais, pela Universidade de Coimbra. É Professora Auxiliar da Escola de Direito da Universidade do Minho, membro do Conselho Científico e do Conselho Escola da ED, sendo membro integrado do Centro de Estudos em Direito da União Europeia e colaboradora do Centro de Investigação Interdisciplinar em Direitos Humanos. As suas principais áreas de interesse são o Direito Civil, o Direito Internacional Privado e a relação entre o Direito Internacional Privado e a Cooperação Judiciária em Matéria Civil e Comercial. Atualmente, desempenha ainda as funções de perita externa da Comissão Europeia na área da cooperação judiciária em matéria civil.
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ANABELA SILVA



Pós-graduada em Direito Fiscal, pela Universidade do Porto, e Licenciada em Economia, pela mesma universidade. É Partner dos serviços de Assessoria Fiscal da EY (escritório do Porto) e lidera a área de People Advisory Services em Portugal. A área de People Advisory Services trabalha de forma transversal todos os temas relacionados com a gestão de pessoas em seis pilares fundamentais: Performance, Gestão de Talento, Sistemas de informação de recursos humanos, Compensação, Fiscalidade (mobilidade internacional e otimização de pacotes remuneratórios) e HR analytics. Integra os quadros da EY desde 2005 e tem 16 anos de experiência na área fiscal, sendo Revisora Oficial de Contas desde 2005. De Setembro a Dezembro de 2008 integrou o Departamento de Consultoria Fiscal da Ernst & Young Abogados em Madrid.
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ANTÓNIO OLIVEIRA




Pós-graduado em Finanças e Fiscalidade, pela Porto Business School, e em Auditoria, pelo Instituto Superior de Administração e Gestão, e Licenciado em Economia, pela Faculdade de Economia do Porto. Possui também formação profissional de “Principles of Corporate Finance”, pela CASS Business School, London (UK). Executive Director no departamento de Transaction Advisory Services (TAS) da EY em Portugal, desde Julho de 2014, tendo como enfoque as áreas de Fusões & Aquisições (M&A), Valuation e Business Modelling. Durante mais de 13 anos, desenvolveu a sua atividade em Corparate Finance na Deloitte, tendo estado envolvido em projetos de M&A, operações de Management Buy-Out, Valuation, Estudos de viabilidade económica e financeira, revisão de modelos de Project Finance, Corporate restructuring, entre outros. Ao longo do seu percurso profissional, participou e coordenou projetos em Portugal, Angola e EUA.
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ELISABETE SAMPAIO DE SÁ



Doutorada em Marketing e Estratégia, com investigação na área do marketing empreendedor, Mestre em Gestão e pós-graduada em empreendedorismo tecnológico. Docente do Departamento de Gestão da Universidade do Minho, formadora e orientadora de diversos programas e workshops, nas áreas do Marketing, Estratégia e Empreendedorismo, em particular para para PME’s e novos negócios. Consultora em marketing de PME’s e startups de base de conhecimento intensivo. Consultora na avaliação do potencial de negócio de novas tecnologias. Mentora em iniciativas de promoção do empreendedorismo e aceleração de empresas.
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FILIPE CORREIA



Licenciado em Relações Internacionais pelo ISCSP - Instituto de Ciências Sociais e Politicas da Universidade de Lisboa. Iniciou as suas funções na Parfois, no início de 2009, como responsável de expansão, tendo assumido desde essa altura um papel central na crescente presença internacional da marca que conta já com mais de 650 lojas em 50 países. Antes de ingressar na Parfois, esteve envolvido na expansão internacional de uma marca de jeans portuguesa, com operações diretas e via franchising em vários países do mundo. A sua trajetória internacional e o primeiro contacto com o sector do retalho foi na indústria têxtil (fileira casa), incluindo uma experiência de dois anos no Japão.
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FLORINDA SILVA


Doutorada em Gestão de Empresas e Mestre em Gestão com especialização em Finanças. Professora Associada na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, onde leciona as unidades curriculares de “Análise e Planeamento Financeiro”, “Gestão Financeira” e “Tópicos Avançados de Finanças”, em cursos de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento, respetivamente. Autora de diversas de publicações em revistas académicas e atas de conferências nacionais e internacionais de elevado prestígio. Em 2012, foi distinguida com o Prémio de Investigação, pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
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FRANCISCO PEREIRA


Pós-graduado em Contabilidade, pela Faculdade de Economia do Porto, e Licenciado em Economia, pela mesma faculdade. É, ainda, pós-graduado em Gestão e Fiscalidade, pelo Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais, e MBA Executivo da Porto Business School (distinguido com o Prémio Carlos Barral). É Senior Manager nos Serviços de Assessoria Fiscal da Ernst & Young do escritório do Porto e especialista na área de Preços de Transferência e Incentivos Financeiros e Fiscais. Analista Financeiro Europeu Certificado pela Federação Europeia das Associações de Analistas Financeiros (EFFAS).
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FREDERICO BARRETO






Possui um MBA pela Warwick Business School, no Reino Unido, bem como uma pós-graduação em Open Innovation & Corporate Entretpreneurship, pelo ESADE, em Barcelona, e é licenciado em Gestão de Empresas.Senior Manager da Ernst & Young que reúne 16 anos de experiência profissional, responsável pelos serviços de Advisory no escritório do Porto da EY. Detém uma extensa experiência em consultoria de gestão, desenho organizacional e operacional, estratégia de processos de negócio e de suporte e redimensionamento organizacional, quer numa perspectiva de análise e desenho de soluções, quer de implementação e de gestão de programa das mesmas. Frederico é especialista na área de Performance Improvement, tendo realizado diversos trabalhos de desenvolvimento de programas de transformação, quer na componente de conceptualização da estratégia e na definição do modelo de negócio, quer na componente de implementação. Possui experiência na implementação de abordagens de transformação organizacional no sector Público, da Saúde, Indústria, Energia e Construção Civil.
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JOÃO SÉRGIO RIBEIRO





Doutor em Direito (Especialidade Direito Público), pela Universidade Nova de Lisboa. LL.M. (Master of Laws), pela London School of Economics and Political Science. Realizou o programa Avançado em Direito Fiscal Internacional, no International Tax Center da Universidade de Leiden, e é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa. Membro do Conselho Académico da Associação Europeia de Professores de Direito Fiscal. Membro do Conselho Científico da Associação Fiscal Portuguesa. Membro da Comissão Diretiva do Mestrado em Direito Tributário e Fiscal (UM). Vice-Presidente da Escola de Direito da Universidade do Minho. Diretor do Mestrado em Direito dos Negócios Europeu e Transnacional. Membro da International Fiscal Association (IFA). Membro do Conselho de Redação da Revista Cadernos de Justiça Tributária (CJT). Membro do Conselho Revisor da Revista Direito Tributário Atual do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT).
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LILIANA PINHEIRO



Mestre em Finanças Empresariais e Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto (FEP). Tax Senior Manager nos Serviços de Assessoria Fiscal da EY, do escritório do Porto, e especialista em IVA. Possui experiência profissional nas áreas de consultoria e planeamento fiscal doméstico e internacional, reestruturações, obrigações declarativas e due diligences. Assessoria fiscal regular prestada a reconhecidos grupos nacionais e internacionais. Anteriormente, desempenhou funções no departamento de Auditoria da EY no escritório do Porto. É membro da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC).
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PATRÍCIA SOARES DA COSTA





Licenciada em Design de Comunicação, participou em vários projectos de branding e posicionamento de marca (Gold World Council, Vivo, Oi, Uzo, EDP, PT, Brisa, SONAE, D.O.C. Rioja, FNAC, Fidelidade, Multicare, Compal, Impetus) bem como de turismo e promoção de destinos (Sérvia, Letónia, Polónia, Portugal, Madrid, Castilla y León, Astúrias, Alqueva). Colaborou com a WOLFF OLINS em Londres e no Rio de Janeiro, com a MYBRAND em Lisboa e São Paulo, e em Madrid com a BRAND UNION e a BLOOM CONSULTING.
Mais recentemente, esteva na IVITY BRAND CORP, em Lisboa, onde foi, também, assessora do Ministro da Economia para os temas de Comunicação, Marca, Turismo e Inovação. Fundou a MARQUINISTA para viajar pelos problemas de comunicação com soluções estratégicas e criativas, focadas na eficácia e nos resultados, bem como na construção de uma marca mais poderosa.
Gosta de jogar “em casa”: fundou o PortoForward e a #smartelada, movimentos de promoção do Porto e Norte, para atrair turistas e visitantes, e internacionalizar a sua maior festa de rua - o São João. E gosta de jogar “fora”: acumular carimbos no passaporte e aceitar milhas aéreas como honorários.
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PAULO CARDOSO



Doutorando do Curso de Ciências Empresariais na Universidade do Minho,possui 2 MBA, o primeiro com especialização em Direção Comercial e o segundo em Marketing. É licenciado em Engenharia e especializou-se em ambientes “Business to Business” e na gestão de equipas multiculturais. Conta com 15 anos de experiência na área comercial, nomeadamente na exportação e internacionalização de empresas, e é responsável pela abertura de novos mercados e pela consolidação de equipas comerciais e redes de distribuição. É Diretor Comercial na Cork Supply Portugal e Gerente da Cork Supply España e da Cork Supply France.
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PEDRO FUGAS






Pós-graduado em Gestão e Fiscalidade, pelo Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais, e em Direito Comunitário do Trabalho, pela Universidade Católica Portuguesa, sendo Licenciado em Direito pela mesma universidade. Atualmente, é sócio e responsável pelo departamento de International Tax Services da EY. Iniciou a sua atividade em 2001, como advogado, na “Sociedade Telles de Abreu, Lucena e Associados”, e passou a integrar os quadros da EY em 2002. Possui cerca de 15 anos de experiência em matérias de tributação internacional, consultoria e planeamento fiscal nacional e internacional, operações de reestruturação, fusões e aquisições e direito societário. No período de Outubro de 2006 a Julho de 2008, foi o líder do Tax Desk para Portugal, Malta e Chipre no escritório da EY em Nova Iorque, onde acumulou uma vasta experiência no aconselhamento fiscal a empresas multinacionais, com principal enfoque em questões relativas a investimento norte-americano em Portugal e à utilização da Zona Franca da Madeira, Malta e Chipre no âmbito de planeamento fiscal internacional.
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RAUL MAGALHÃES



Pós-graduado em Internacionalização, pela PBS, e Licenciado em Engenharia pela FEUP. Possui as seguintes formações: Gestão, pela EGP (PBS) e AESE – Escola de Direção de Negócios; Leadership and Organizational Transformation, pela London Business School; Retailing Strategy, pelo Babson Collegue, e Logística e Supply Chain, pela Cranfield School of Management. “Head of International Logístics” das empresas de retalho da Sonae, Modelo Continente, Worten, Sports and Fashion. Coordena e gere os fluxos de importação e exportação, incluindo a componente aduaneira. Foi Diretor de Transportes Sonae, Diretor de Operações da cadeia Modelo Bonjour e Diretor de Hipermecado Continente. Membro do International Trade Committee do Eurocommerce e dos Comités de Logística e de Transportes da AECOC. Vice-presidente da APLOG – Associação Portuguesa de Logística.
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RUI VIEIRA


Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Revisor Oficial desde janeiro de 2003. Partner de Assurance na EY, desde julho de 2006. É regularmente convidado para participar em seminários do Master in Finance da Faculdade de Economia do Porto. A sua carteira de clientes atual é composta por grupos nacionais e internacionais de referência, atuando em diversos sectores de atividade como, por exemplo, produção industrial, farmacêutico, imobiliário, lazer e produtos de consumo. É atualmente o Partner responsável pelo Departamento Técnico da EY Portugal, incluindo a aplicação das IFRS.
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Convidados

ANTÓNIO PARAÍSO




Possui o MBA Executivo de Marketing, da Porto Business School, o Curso de Gestión Estrategica del Universo del Lujo, do Instituto de Empresa, em Madrid, o diploma in International Trade and Distribution pela London School of Foreign Trade, em Londres, e a Licenciatura em Assessoria de Gestão, pela Universidade do Porto.Possui cerca de 30 anos de experiência a lidar com clientes, sobretudo no mercado internacional e foi gestor de mercados internacionais durante 19 anos, em 4 empresas. É consultor, palestrante e formador de marketing, luxo, inovação, vendas e internacionalização. Fez palestras em eventos Giorgio Armani, Loewe, Porsche, L’Oréal, Deloitte e Procter & Gamble, em Lisboa, Madrid, Singapura, Cidade do Panamá e Lima. Foi orador no Fórum de Comércio Internacional e colabora com o Fórum Mundial de Negócios.
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JOSÉ CARLOS COUTINHO



Licenciado em Engenharia Mecânica, com formação complementar em Gestão de empresas.É Diretor Geral da Investbraga, na área de feiras, congressos e eventos. Trabalhou 19 anos na AEP, ao longo dos quais criou e geriu uma unidade de negócio prestadora de serviços para feiras e congressos. Foi o responsável pelo arranque e gestão operacional do Europarque e foi Director Geral da Exponor- Feira Internacional do Porto. Tem um conhecimento profundo do setor de feiras, congressos e eventos, como gestor de recintos, organizador de missões e participações em feiras internacionais. Foi Presidente da APFC – Associação Portuguesa de Feiras e Congressos e membro do Board of Directors da UFI – Union de Foires Internationales.
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LUÍS REIS



Pós-graduado em Marketing e licenciado em Relações Públicas, colabora regularmente com várias instituições de ensino e associações empresariais em várias especializações e formações nas temáticas da internacionalização e captação de investimento estrangeiro. Atualmente, é responsável, na AICEP, pelo acompanhamento e apoio às iniciativas de internacionalização das Associações Empresariais. Após diversas experiências profissionais nas áreas da formação, comercial e marketing, iniciou (em 1998) o seu trabalho no então ICEP, em Espanha. De volta a Portugal, desempenhou diversas funções técnicas e de Direção nas áreas de apoio à internacionalização de PME’s e na captação de investimento estrangeiro.
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MÁRIO CASTRO MARQUES





Pós-graduado em Direito Industrial, Direitos de Autor e Direito da Concorrência, pela Universidade de Santiago de Compostela, em Direito da Propriedade Industrial, pela Faculdade de Direito de Lisboa, e em Direito Internacional e Europeu pela Universidade Católica de Lovaina. É licenciado em Direito pela Universidade Católica do Porto. Atualmente, é responsável do escritório da J. Pereira da Cruz S.A., no Porto, e consultor especializado em Propriedade Industrial e Propriedade Intelectual. É advogado e agente oficial da propriedade industrial. Foi criador e responsável do GAPI – Gabinete de Apoio à Propriedade Industrial da AEP – Associação Empresarial de Portugal, tendo ainda desempenhado funções enquanto técnico jurista nesta associação. Foi consultor em matéria de propriedade intelectual no Centro Português de Design e no Museu do Carro Eléctrico, no Porto.
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MARTIM GUEDES


Possui um MBA em Gestão de Empresas, com especialização em Marketing, pela ESADE (Barcelona), e é licenciado em Gestão e Finanças da Empresa, pelo IESF – Instituto de Estudos Superiores Financeiros e Fiscais. É, desde 2009, Administrador da Aveleda Vinhos S.A.,com os pelouros de Finanças, Marketing, Comercial e Recursos Humanos, tendo desempenhado anteriormente as funções de Direção de Marketing e Análise do consumidor. No BPI, foi Responsável pela equipa de gestão de fundos de pensões e de terceiros, bem como, Gestor de Carteira. Foi, ainda, Consultor Financeiro na Rede do Investidor – Porto, no Central Banco de Investimento, SA.
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MIGUEL OLIVEIRA





Doutorado em Marketing e Novas Tecnologias e licenciado em Gestão de Marketing. Empreendedor e Co-Fundador, das empresas EDIGMA, DISPLAX e UNEDGED é, atualmente, Administrador Executivo da EDIGMA, S.A. e DISPLAX, S.A. e CEO da UNEDGED. Iniciou a sua atividade profissional como Consultor e Gestor de Mercados Internacionais dos EUA, Canada e América Latina na AEP - Associação Empresarial de Portugal. Antes de fundar a EDIGMA e iniciar a sua atividade empreendedora, foi Diretor de Marketing no Grupo ENSIGEST (atualmente TALENT, S.G.P.S.) e ENSIGEST Brasil. A excelência da EDIGMA foi reconhecida pela imprensa e especialistas do mercado da interatividade, sendo considerada uma das 200 empresas mais inovadoras do mundo pela Red Herring, dos EUA e foi nos últimos anos notícia em prestigiados orgãos de comunicaçao social internacional como: Techland (blog de tecnologia da TIME), Wired, Engadget, The Register, Der Spiegel ou Folha de S.Paulo. Está ligado a vários projetos de cariz empreendedor e social, publicou vários artigos nas áreas de marketing e inovação e lecionou, no ensino superior, Marketing, Inovação e Empreededorismo.
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RUI MOREIRA



Licenciado em Química pela Faculdade de Ciências do Porto, é responsável pela Unidade de Organização e Gestão de Empresas do Centro Tecnológico do Calçado de Portugal. Esta unidade do CTCP presta serviços de consultoria dirigidos a empresas da fileira do calçado nos domínios da organização industrial, implementação de sistemas de gestão, marketing e internacionalização. Participa em projetos internacionais como consultor sendo de salientar o projeto europeu High End Shoes. Foi coordenador do Grupo Dinamizador de Responsabilidade Social da Associação Portuguesa da Qualidade.
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RUI RODRIGUES



Mestre em Economia e Gestão Internacional pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.É, atualmente, Diretor de Exportação da Sonae MC. No passado, desempenhou funções de Gestor de Mercados Internacionais, na Associação Empresarial de Portugal e na PortugalFoods, tendo promovido internacionalmente Portugal, enquanto país fornecedor de bens e serviços de elevada qualidade. Apoiou e acompanhou inúmeras empresas nacionais no seu processo de internacionalização, fazendo prospeção e desenvolvimento de oportunidades comerciais em mais de 30 países. Nos últimos anos tem o seu foco no mercado asiático, nomeadamente na exportação de produtos agroalimentares portugueses.
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SUN LAM




Professora Associada e Diretora do Departamento de Estudos Asiáticos do Instituto de Letras e Ciências Humanas, da UMinho. Desde 1992, leciona língua e cultura chinesas e dirige os dois cursos desta área (Licenciatura em Línguas e Culturas Orientais e Mestrado em Estudos Interculturais Português Chinês: tradução, formação e comunicação empresarial). As áreas do seu ensino incluem: tradução, cultura popular e comunicação intercultural, para além da língua chinesa (especializada no ensino da escrita chinesa). Foi Diretora do Instituto Confúcio da Universidade do Minho, entre 2015 e 2019. Para além das atividades letivas, possui experiência na Tradução, nas áreas de publicidade e de turismo, animação cultural, bem como, na consultaria, tradução e organização de turismo cultural e empresarial.

Destinatários

O Programa destina-se a empresários, decisores e quadros de empresas exportadoras que estejam a desenvolver o seu processo de internacionalização ou que tencionem iniciá-lo a breve prazo. Destina-se também a profissionais que pretendam aprofundar os seus conhecimentos sobre os negócios e os mercados internacionais.

Principais Benefícios

• Melhorar a capacidade de diagnóstico e avaliação dos mercados internacionais e dos riscos e custos da internacionalização, assim como dos fatores de competitividade empresarial e dos drivers da criação de valor nestes processos;

• Aprender a delinear estratégias de internacionalização, adequadas à realidade da empresa/mercados de destino, e avaliar o potencial da operação;

• Conhecer ou melhorar o conhecimento sobre os instrumentos de apoio à implementação e gestão de projetos em mercados internacionais.

Duração Total:

104h

A formação decorrerá à sexta-feira e ao sábado.

Propina*

€ 2450» € 1470*

* Por se tratar da 1.ª Edição do Programa, a UMinho Exec proporciona um desconto de 10%, acumulável com outros descontos.
* Atuais alunos e alumni da Universidade do Minho beneficiam de 10% de desconto sobre o valor da propina, acumulável com os restantes.

* Participantes inscritos via entidades parceiras do programa e parceiras da UMinho Exec beneficiam de 10% de desconto sobre o valor da propina, acumulável com os restantes.

* O curso iniciar-se-á a 11 de novembro de 2016 e as candidaturas realizadas até um mês antes da data de abertura dispõem de 10% de desconto sobre o valor da propina.
* Valor da propina, quando aplicável o desconto máximo de 40%.

Entidades parceiras
A UMinho Exec estabeleceu protocolos com as seguintes entidades, permitindo que os seus associados beneficiem de um desconto de 10% sobre o valor global da propina:
Adrave, AIMinho, ACIB Barcelos, ACIG Guimarães, Famalicão MadeIn, InvestBraga, IEMinho, InCubo, Câmaras Municipais (Distrito de Braga e Viana do Castelo), Market Access, EY e empresas do conselho consultivo.