Marketing de Vinhos | 2ª Edição

Marketing de Vinhos | 2ª Edição

5 de janeiro de 2017

Ficha do Programa » Descarregar aqui

Cronograma » Descarregar aqui

Num mundo de competitividade global, as marcas portuguesas de vinhos necessitam de adaptar a abordagem no sentido de procurarem encontrar um posicionamento de criação de um valor diferenciado, para um mercado cada vez mais internacional e exigente. Numa parceria com a ViniPortugal, o Programa de executivos em marketing de vinhos da UMinho Exec consiste num curso de curta duração orientado para empresários do setor, procurando refletir sobre os fundamentos do marketing de vinhos numa abordagem competitiva a nível internacional. O curso aborda temas como a segmentação do mercado, a política de produto e marca, gestão de preços, técnicas de venda e comunicação, distribuição e internacionalização. Por fim, são ainda dados alguns tópicos de gestão de serviços turísticos assentes numa lógica do enoturismo.

Coordenação e Docência

BEATRIZ CASAIS

Doutorada em Ciências Empresariais - variante de Marketing e Estratégia, mestre em Marketing, e licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação, com pós-graduação em Comunicação em Saúde. É Professora na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Foi gestora de marketing e comunicação no Ministério da Saúde e jornalista.
Mais informação.

Corpo Docente

BRUNO SOUSA


Bruno Sousa é doutorado em Marketing e Estratégia e Licenciado em Gestão pela UMinho. Leciona e desenvolve investigação na área do marketing turístico, tendo sido reconhecido com o Best Thesis in Tourism Award atribuído pela International Conference on Innovation and Entrepreneurship in Marketing and Consumer Behaviour (ICIEMC 2015). Entre 2006 e 2009, exerceu a função de Analista de Mercados e Cartão Cliente do Grupo Sonae. Foi, igualmente, colaborador do Grupo Controlinveste (Departamento de Marketing do Jornal O Jogo).
Mais informação

CATARINA REIS CORREIA


Licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação (vertente de Assessoria de Comunicação), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e com pós-graduação em Comunicação Empresarial, na Porto Business School, Catarina Reis Correia é Diretora de Comunicação da Omdesign, agência de publicidade que, entre outras áreas de atividade, trabalha os principais players do setor vitivinícola nacional e tem vindo a ser distinguida, tanto em Portugal como a nível mundial, pela originalidade das suas campanhas e excelência do seu design.
Mais informação

DANIELA COSTA


Daniela Costa nasceu a 3 de Fevereiro de 1985, no Porto. Entre 2000 e 2003, adquiriu formação profissional na área de Turismo, na EFEP, Empresa de Formação Ensino e Projectos, com especialização em organização de eventos, tendo sido Guia Interprete nas Caves de Vinho do Porto da SOGEVINUS. Adquiriu, em 2009, o Nível II da Wine and Spirit Education Trust tendo concluído o Nível III em 2011, ano em que obteve uma pós-graduação Modular em Cultura e Ciência do Vinho, na Universidade Católica Portuguesa. Em 2014, concluiu a Licenciatura em Gestão de Marketing no IPAM. Ingressa na ViniPortugal, em 2008, onde se encontra até ao presente, como Técnica de Prova na Sala do Porto, assumindo (em 2011) a coordenação das 2 Salas de Prova da ViniPortugal, em Lisboa e Porto. Em simultâneo, e naquele ano de 2011, exerce actividades como wine educator da ViniPortugal, assegurando toda a formação para a restauração e grande distribuição em Portugal. Após a criação da Academia Vinhos de Portugal, integra a equipa de formadores assegurando igualmente a formação em diversos países dentro e fora da Europa.
Mais informação

LOPO VASCONCELOS


Licenciado em Gestão de Empresas com Pós-Graduação em Marketing, na Universidade Católica do Porto. O seu percurso profissional iniciou-se em Consultadoria na área da Indústria. Desempenhou funções de Gestão de Categorias e Gestão Comercial na Distribuição Moderna. Após a sua experiência no retalho, junta-se ao maior grupo português produtor de vinhos, tendo exercido diversas funções no canal da Distribuição Moderna e sendo, atualmente, o responsável pelo canal On-Trade em Portugal.
Mais informação

PAULA SOUSA


Diretora Comercial do projeto de Enoturismo da Quinta Nova N. S. Carmo, cargo que acumula com a Direção de Marketing e Comunicação da empresa desde 2004. A terminar um MBA na Católica Porto Business School, é graduada em Gestão Hoteleira (Univ. Portucalense), em Higiene, Saúde e Segurança do Trabalho (UPorto), e licenciada em Engenharia Alimentar (Univ. Católica), com frequência de Enologia na Univ. Bordéus (França). Possui o diploma da Wine & Spirit Education Trust II (Reino Unido) e é formadora na área de Enoturismo em várias instituições: Escola Superior de Jornalismo, ISEG e Univ. Portucalense. É membro da Direção da Associação de Turismo do Porto/ Porto Convention Bureau, da Associação Sabrosa XXI e membro consultor da Rede de Capacitação para a Empregabilidade no Douro (CCDR-N).
Mais informação

SÓNIA VIEIRA


Licenciada em Engenharia Agrícola, pela UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (1999), e com Pós-Graduação em Enologia, pela Universidade Católica do Porto, em 2006. Com um percurso profissional com mais de 15 anos ligado ao sector vitivinícola, desde a produção à comercialização, em 2008, integra a equipa da ViniPortugal com a responsabilidade de dinamização da agência deInvestigação e Desenvolvimento da ViniPortugal (I&D) e na gestão do mercado nacional, onde foi responsável pelo lançamento da Campanha A Copo. Atualmente, é gestora dos mercados do Brasil, Angola e Reino Unido e integra a equipa que desenvolveu o programa de formação da Academia Vinhos de Portugal.
Mais informação

Destinatários

Empresários e gestores vitivinícolas e de serviços de enoturismo, Enólogos e Comerciais de marcas de vinhos.

Objetivos

O programa visa dotar os formandos de conhecimentos fundamentais de marketing aplicados à área vinícola, incluindo o setor do enoturismo, considerando as suas especificidades e exigências. Os formandos deverão adquirir competências de gestão da marca e política de preços, de gestão dos canais de distribuição e internacionalização bem como de comunicação, técnicas de vendas e gestão de serviços relacionados com o enoturismo.

Principais Benefícios

Enquadrar o negócio dos vinhos numa lógica de competitividade global assente na criação de marcas fortes e com personalidade estratégica.

Programa

Sessão de abertura: Alvarinho de Honra. Palestra "Estratégia de Valorização dos Vinhos”, com Eng.º Miguel Queimado da Associação de Produtores de Alvarinho Monção Melgaço
Sessões 1 e 2: Fundamentos de marketing de vinhos I e II
Sessão 3: Academia de provas de vinhos ViniPortugal
Sessão 4: Comunicação de vinhos I
Sessão 5: Gestão dos canais de distribuição e técnicas de venda
Sessão 6: A posição competitiva dos vinhos portugueses
Sessão 7: Comunicação de vinhos II
Sessão 8: Marketing digital I
Sessão 9: Processo de internacionalização dos vinhos
Sessão 10: Marketing digital II
Sessões 11 e 12: Gestão de Serviços de Enoturismo I e II
Sessão 13: Caso Prático de Marketing de Vinhos – Quinta Nova Nossa Senhora do Carmo
Jantar vínico de entrega de diplomas, dinamizado por Jorge Monteiro, Presidente da ViniPortugal

Metodologia

O curso alia o método expositivo e conceptual à análise de casos de estudo, dedicando tempo, durante as sessões, a trabalhos práticos de resolução de problemas concretos e de análise de casos práticos

Duração Total do Programa

48h

A formação decorrerá à quinta e sexta-feira e ao sábado.

Propina

€ 1296» € 907*

* Atuais alunos e alumni da Universidade do Minho beneficiam de 10% de desconto sobre o valor da propina, acumulável com os restantes.
* O curso iniciar-se-á a 05 de janeiro de 2017 e as candidaturas realizadas até ao dia 12 de dezembro dispõem de 20% de desconto sobre valor da propina.
* Valor da propina, quando aplicáveis todos os descontos.
* Descontos para empresas: com inscrições de grupos. Consulte-nos.