Avaliação de PMEs | 2ª Edição

Avaliação de PMEs | 2ª Edição

2 de fevereiro de 2017

Ficha do Programa » Descarregar aqui

Cronograma » Descarregar aqui

Tem como objetivo a transmissão de conhecimentos que permitam, aos formandos, efetuar avaliações de empresas e negócios, com principal enfoque nas metodologias mais adequadas para a avaliação de Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Coordenação

GILBERTO LOUREIRO

Doutorado em Business AdministrationFinance, pela Ohio State University (USA), Mestre em Gestão, com especialização em Finanças, e Licenciado em Economia.É Professor na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, na área de Finanças Empresarias, incluindo Avaliação de Empresas e Fusões e Aquisições. Tem como principais áreas de interesse de investigação: “Corporate Finance”, “Corporate Governance” e “Mergers & Acquisitions”.
Mais informação

Corpo Docente

HELENA MOUTA




Mestre em Finanças, Pós-graduada em Gestão do Risco e Derivados, pela Universidade Católica do Porto, em conjunto com a então Bolsa de Derivados do Porto, e Licenciada em Organização e Gestão de Empresas. Encontra-se, neste momento, em fase de elaboração da tese para obtenção do grau de Doutor pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

Helena Mouta tem mais de 15 anos de experiência no Ensino Superior Politécnico na área das Finanças, Gestão e Economia. Desde 2009, é também Partner NBB M&A Advisors, onde adquiriu extensa experiência na análise e avaliação de Pequenas e Médias Empresas, no âmbito de processos de fusão, aquisição ou angariação de capital.

Mais informação


Descrição do Programa

O Programa visa transmitir aos participantes conhecimentos que lhes permitam efectuar avaliações de empresas e negócios, com principal enfoque nas metodologias mais adequadas para a avaliação de Pequenas e Médias Empresas (PMEs).

Destinatários

Candidatos com formação de base em Finanças Empresarias ao nível da Licenciatura ou Mestrado. Profissionais que exerçam na área financeira (bancários, analistas financeiros ou de projetos, gestores financeiros, etc.). Outros gestores que procurem conhecimentos na área de avaliação de empresas.

Principais Benefícios

•Conhecer o real valor das empresas, de forma a poder posicioná-las em termos de valor, face à concorrência.

•Saber solucionar as seguintes situações da vida real das empresas: avaliação com vista à obtenção de financiamento por parte de instituições públicas ou instituições financeiras privadas; avaliação com vista à constituição de garantias reais; alienação ou aquisição de unidades de negócio; fusões e aquisições entre empresas, etc.

Estrutura

•Introdução – a importância da avaliação de empresas e negócios e os fins a que se destina.

•Metodologias de avaliação de empresas: o valor intrínseco da empresa - método dos fluxos de caixa atualizados; o valor relativo da empresa - método dos múltiplos.

•Aplicação às PMEs: as dificuldades na estimação do risco e o desconto de liquidez; estimação do custo de capital das PMEs; aplicação das metodologias de avaliação ao caso das PMEs.

Duração Total do Programa

20h

Propina

€ 600» € 420*

Atuais alunos e alumni da Universidade do Minho beneficiam de 10% de desconto sobre o valor da propina, acumulável com os restantes.
* O curso iniciar-se-á a 02 de fevereiro de 2017 e as candidaturas realizadas até um mês antes da data de abertura dispõem de 20% de desconto sobre valor da propina.
* Valor da propina, quando aplicáveis todos os descontos.