Responsabilidade Social Empresarial e Ambiental

Responsabilidade Social Empresarial e Ambiental

A anunciar brevemente

Ficha do Programa » Descarregar aqui

Cronograma »
A anunciar brevemente

Face a um ambiente económico e social em rápida mudança, pensar em sustentabilidade e na gestão socialmente responsável representa uma forma das empresas se posicionarem no mercado e prosperarem.

Este curso visa fornecer conhecimento e ferramentas para a implementação da responsabilidade social e ambiental nas empresas do ponto de vista da certificação, relato contabilístico e requisitos legais e ambientais.

Este curso visa posicionar os indivíduos e as suas organizações no ponto de identificar e gerir os riscos e procurar retirar os benefícios possíveis com a aplicação de práticas de negócio sustentáveis, tendo em atenção os seus stakeholders.


Coordenação e Docência

CARLA FREIRE

Doutorada em Ciências Empresariais pela Universidade do Minho, é Professora Auxiliar do Departamento de Gestão e Diretora de Curso da Licenciatura em Gestão. Leciona as unidades curriculares de Ética e Responsabilidade Social, Gestão do Conhecimento e da Inovação e Práticas de Gestão de Recursos Humanos e tem vários artigos publicados em revistas internacionais na área da Gestão de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional. Tem como principais áreas de interesse de investigação a Ética e Responsabilidade Social, Liderança e Confiança Organizacional.

FILOMENA BRÁS

Professora Auxiliar do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Doutora em Ciências Empresariais, na especialização em Contabilidade, pela Universidade do Minho. Mestre em Gestão de Empresas, na especialização de Finanças Empresariais pela Universidade do Minho e Licenciada em Gestão de Empresas, também pela Universidade do Minho. Diretora de Curso da Licenciatura em Contabilidade. Membro da Comissão Científica do Curso de Doutoramento em Contabilidade.
Realizou peritagem na área de Contabilidade Financeira para Tribunais.

LÍGIA PINTO

Professora Associada com agregação em Economia da Universidade do Minho. Licenciada em Economia pela FEP (1992), Doutorada em Economia pela University of South Carolina, EUA (1998). Responsável por UCs no âmbito da Economia do Ambiente, Economia da Energia e Sustentabilidade. Membro integrado do NIMA-Núcleo de Investigação em Microeconomia Aplicada da UMinho. Responsável e membro de equipa de diversos projetos nacionais e internacionais na área da Valoração económica de bens ambientais e culturais. Autora e co-autora de diversos artigos em revistas internacionais da especialidade. Orientadora e co-orientadora de diversas teses de Doutoramento e de Mestrado. Atualmente exerce o cargo de Diretora do Departamento de Economia da UMinho, integra o Conselho Diretivo da APESB –Associação Portuguesa de Engenharia Ambiental onde lidera o Grupo de Trabalho em Economia Circular.

Corpo Docente

CÂNDIDA VILARINHO





Professora Auxiliar do Departamento de Engenharia Mecânica desde 2000, na área disciplinar de Materiais e Mecânica dos Materiais.
Doutorada em Engenharia Mecânica, área do conhecimento de Metalurgia, pela UMinho (2000).
Responsável por UC nas áreas da Ciência e da Tecnologia dos Materiais, de Materiais e Ambiente e de Gestão e Tratamento de Resíduos.
Responsável da Qualidade do Laboratório de Análises Químicas da TecMinho, do Laboratório de Caracterização de Resíduos e do Laboratório de Emissões Gasosas do Centro de Valorização de Resíduos, com a coordenação e acompanhamento do Sistema de Qualidade e da Acreditação dos mesmos pelo IPAC segundo a NP EN ISO/IEC 17025.
Preside ao CA do CVR, desde Março de 2012, que integra desde 2002.
Diretora do Curso de Metrado Integrado em Engenharia de Materiais da Universidade do Minho (2015-2016). Diretora do Programa Doutoral em Gestão e Tratamento de Resíduos (2015).

CARLOS BERNARDO




Carlos António Alves Bernardo é engenheiro químico e doutorado pela London University. É docente na Universidade do Minho e associado do Instituto de Polímeros e Compósitos.
A sua atividade de investigação tem-se centrado na produção e caracterização de compósitos de matriz polimérica. Nos últimos anos, tem orientado esta atividade para a avaliação de aspetos ambientais, económicos e sociais dos materiais plásticos, designadamente a Avaliação do Ciclo de Vida e de Custo de Ciclo de Vida destes materiais. Tem vindo a investigar também a incineração com recuperação de energia de Resíduos Sólidos Urbanos e a influência do preço do petróleo no custo de matérias-primas e produtos poliméricos.
É autor de mais de 100 trabalhos científicos, entre os quais 70 artigos publicados em revistas internacionais, e co-editor de 5 livros científicos.

TERESA EUGÉNIO









Doutorada em Gestão com especialidade em contabilidade pelo ISCTE–IUL, Mestre em Ciências de Gestão, pelo ISCTE-IUL e licenciada em Contabilidade e Administração Financeira, pelo ISCAL.
É Professora Adjunta na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria na área da contabilidade e da auditoria. Tem exercido vários cargos de direção, incluindo a coordenação do Departamento de Gestão e Economia e a coordenação do Curso de Licenciatura em Contabilidade e Finanças. Tem colaborado com outras Instituições de Ensino Superior, em palestras e aulas, em programas de Mestrado e Doutoramento, assim como em cursos para Executivos sobre a temática da Contabilidade e auditoria para a Sustentabilidade.
Tem várias publicações em revistas científicas e técnicas, assim como apresentação de comunicações em encontros, congressos e conferências nacionais e internacionais. É Membro associado do Centro de Investigação em Gestão para a Sustentabilidade (IPL) e membro associado representante de Portugal no CSEAR – Centro de Investigação em Contabilidade Social e Ambiental da Universidade de St Andrews (Reino Unido). É também Membro da Comissão Técnica de Responsabilidade Social da OROC – Ordem dos Revisores Oficiais de Contas.

Destinatários

Quadros e dirigentes de empresas e todos aqueles que procuram melhorar o desempenho social, ambiental e financeiro das suas organizações, nomeadamente desenvolvendo um sistema de certificação, informação e de relato que evidencie o modelo de sustentabilidade seguido pela organização

Principais Benefícios

Os formandos obterão conhecimentos e competências para:

1. Identificar e usar as melhores práticas de gestão socialmente responsáveis, conhecendo os riscos envolvidos na aplicação de uma estratégia de sustentabilidade da organização
2. Implementar um processo de certificação na norma SA 8000 e identificar dificuldades e oportunidades
3. Implementar um modelo de divulgação de informação que dê resposta às necessidades de informação dos stakeholders da organização.

Por seu lado, a organização contará com colaboradores corretamente capacitados para:

1. Identificar e utilizar as tendências internacionais de relato externo que envolve a responsabilidade social empresarial e a sustentabilidade
2. Informar adequadamente os seus stakeholders relativamente às implicações das práticas de RS usadas
3. Obter a certificação na norma SA 8000 e identificar dificuldades e oportunidades.

Conteúdos | Programa Detalhado

MODULO 1: RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL (20 h)
Parte I (5 h)
• A responsabilidade social das empresas (RSE): definição e evolução do conceito
• As diferentes dimensões e abordagens da RSE
• O desafio da RSE
Parte II (5 h)
• A Responsabilidade ambiental das empresas (RAE): conceito
• A RAE enquanto elemento diferenciador da concorrência
• RAE em diferentes estruturas de mercado
Parte III (10 h)
• Certificação da RSE
• Certificação na norma SA8000

MODULO 2: CONTABILIDADE E RELATO INERENTES À SUSTENTABILIDADE (10 h)
Parte I (5 h)
• Custos e riscos envolvidos na sustentabilidade: custos ambientais, sua medida, sistemas contabilísticos ambientais.
Parte II (5 h)
• O relato externo de sustentabilidade: o relato proposto pelo Global Reporting Initiative (GRI) e o relato integrado proposto pelo International Integrated Reporting Council (IIRC)

MODULO 3: REQUISITOS LEGAIS E AMBIENTAIS (10 h)
Parte I - Introdução ao tema Ambiente e sociedades
• Ordenamento: Licenciamentos, Avaliação de Impacte Ambiental e Acidentes industriais
Parte II - Resíduos sólidos
• Principal legislação nacional e comunitária, Classificação ePerigosidade, Mapa Integrado de Gestão de Resíduos (MIRR), Transporte, Fluxos específicos, Operações de gestão de resíduos
Casos de estudo
Parte III - Emissões gasosas
• Legislação aplicável, Normas de descarga e chaminés, Principais poluentes e metodologias para a sua minimização
Parte IV - Águas e efluentes líquidos
• Enquadramento legal, Recursos hídricos, Águas residuais
Parte V - Rótulos e Fichas de Dados de Segurança para Substâncias e Misturas Químicas Perigosas

Duração Total do Programa

40h

Metodologia

Exposição, estudo de casos, e discussão dos temas pelos participantes.

Propina

€ 1000» € 600*

* Por se tratar da 1.ª Edição do Programa, a UMinho Exec proporciona um desconto de 20%, acumulável com outros descontos.
* Atuais alunos e alumni da Universidade do Minho beneficiam de 10% de desconto sobre o valor da propina, acumulável com outros descontos.
* O curso iniciar-se-á a 14 de janeiro de 2017 e as candidaturas realizadas até um mês antes da data de abertura dispõem de 10% de desconto sobre o valor da propina.
* Valor da propina, quando aplicáveis todos os descontos.