Gestão do Capital Humano | 1ª Edição

Gestão do Capital Humano | 1ª Edição

Datas a anunciar brevemente

Hoje em dia, as empresas procuram identificar, medir e avaliar o seu Capital Humano.
A Gestão do Capital Humano apresenta um conjunto de instrumentos através dos quais se pode estimular efetivamente a cultura da empresa, bem como criar uma ligação mais duradoura entre os trabalhadores e as organizações. O curso de Gestão do Capital Humano procura disponibilizar um conjunto de instrumentos de suporte à identificação, medição e avaliação do capital humano das empresas.

Coordenação e Docência

Pedro Novo Melo

Professor Auxiliar Convidado na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave onde rege disciplinas de Gestão, Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos. É doutorado em Ciências Empresariais e mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho. As suas principais áreas de interesse são o Comportamento Organizacional, a relação entre a Tecnologia e a Gestão, as práticas de Gestão de Recursos Humanos e sua relação com a Estratégica, com especial destaque para as PMEs.


Formadores »» Mais informação

Destinatários

Executivos e Chefias Intermédias, em particular os Técnicos e Gestores de Recursos Humanos.

Benefícios para a empresa e formandos

Os formandos obterão conhecimentos e competências:
Para identificar novas metodologias de avaliação do Capital Humano;
Para distinguir diferentes estratégias de gestão do Capital Humano;
Para desenvolver uma visão integrada da gestão do Capital Humano.

Por seu lado, a organização contará com colaboradores corretamente capacitados para:
Construir e coordenar um conjunto de práticas de análise das pessoas na organização;
Identificar diferentes estratégias de gestão do Capital Humano;
Melhoria dos procedimentos adotados para a Gestão de Recursos Humanos.

Programa detalhado

I – Fundamentos da Gestão do Capital Humano (4h) – PEDRO NOVO MELO
Interrogações em torno da Gestão do Capital Humano;
A relação entre a Gestão do Capital Humano e a estratégia empresarial;
Informação de valor intangível;
As pessoas como ativos

II – Scorecard de Capital Humano (12h) – JOSÉ BANCALEIRO
Medir para gerir;
O Balanced Scorecard;
Criação de indicadores;
Ligar Pessoas, Estratégia e Performance;

III – Employer Branding para a Retenção do Capital Humano (12h) – CARLOS SEZÕES
Gestão de talentos e tendências do mercado de Trabalho;
Os fundamentos do Employer Branding: conceito e componentes;
O EVP (Employer Value Proposition): que opções de diferenciação?;
Employer Branding e o seu impacto na comunicação interna e externa;
Momentos da verdade da marca: atracção, recrutamento, acolhimento e integração, gestão e desenvolvimento de carreira e compensação.

IV – Gestão por Competências (12h) – PEDRO B. CÂMARA
O advento das competências;
Tipos de competências;
A construção de perfis de competências;
A criação do modelo de competências de uma empresa;
Como identificar gaps de competências;
Os planos de desenvolvimento de competências.

V – Avaliar o Capital Humano Através da Norma ISO 10667 (12h) – SUSANA BOGALHO
Desenvolvimento da NP ISO 10667 para a prestação de serviços de avaliação, parte 1 e 2;
Objetivos, destinatários e estrutura da Norma;
As várias fases do processo de avaliação;
Análise dos requisitos de um processo de avaliação de acordo com a NP ISO 10667;
Como adaptar um processo existente aos requisitos da norma;
Etapas do processo de certificação.

VI – gestão e avaliação da performance do Capital Humano (12h)
1. A importância da Gestão e Avaliação da Performance para a Eficácia Organizacional (Palestra) – António Caetano
Gerir e avaliar o desempenho para liderar com sucesso
Alinhar a performance com a estratégia: objetivos, expectativas e resultados
Acompanhamento e coaching: (re)focalizar, reconhecer, energizar
As questões críticas na prática da avaliação e gestão contínua da performance
2. Sistemas de Gestão da Performance – Ana Veloso
Perspetiva Organizacional
O Sistema de Gestão e Avaliação da Performance (SGAP): elementos e relações com outros sistemas de Gestão de Recursos Humanos
Exemplos de Sistemas de Gestão e avaliação da Performance: o SIADAP e a CAF
Perspetiva do individuo
Como definir eficazmente objetivos quantitativos e qualitativos
As entrevistas de gestão e avaliação da performance: procedimentos e técnicas
As competências dos avaliadores e avaliados

Metodologia

Metodologia participativa com recurso a exercícios e estudos de caso sempre que possível retirados/baseado da/na experiência dos participantes.

Avaliação de conhecimentos

A avaliação dos participantes será assente na sua participação, nomeadamente nos exercícios efetuados em sala, na assiduidade e na avaliação do projeto final.

Propina

€ 1415,00 ou €850,00
As candidaturas realizadas até um mês antes da data de inicio do programa beneficiam de 40% de desconto sobre o valor da propina.