Gestão do Capital Humano | 1ª Edição

Gestão do Capital Humano | 1ª Edição

A anunciar brevemente

Hoje em dia, as empresas procuram identificar, medir e avaliar o seu Capital Humano.
A Gestão do Capital Humano apresenta um conjunto de instrumentos através dos quais se pode estimular efetivamente a cultura da empresa, bem como criar uma ligação mais duradoura entre os trabalhadores e as organizações. O curso de Gestão do Capital Humano procura disponibilizar um conjunto de instrumentos de suporte à identificação, medição e avaliação do capital humano das empresas.

Coordenação e Docência

Pedro Novo Melo

Professor Auxiliar Convidado na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e Professor Adjunto Convidado na Escola Superior de Gestão do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave onde rege disciplinas de Gestão, Comportamento Organizacional e Gestão de Recursos Humanos. É doutorado em Ciências Empresariais e mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho. As suas principais áreas de interesse são o Comportamento Organizacional, a relação entre a Tecnologia e a Gestão, as práticas de Gestão de Recursos Humanos e sua relação com a Estratégica, com especial destaque para as PMEs.


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Destinatários

Executivos e Chefias Intermédias, em particular os Técnicos e Gestores de Recursos Humanos.

Benefícios para a empresa e formandos

Os formandos obterão conhecimentos e competências:
1.Para identificar novas metodologias de avaliação do Capital Humano;
2.Para distinguir diferentes estratégias de gestão do Capital Humano;
3.Para desenvolver uma visão integrada da gestão do Capital Humano.

Por seu lado, a organização contará com colaboradores corretamente capacitados para:
1.Construir e coordenar um conjunto de práticas de análise das pessoas na organização;
2.Identificar diferentes estratégias de gestão do Capital Humano;
3.Melhoria dos procedimentos adotados para a Gestão de Recursos Humanos.

Programa detalhado

I – Fundamentos da Gestão do Capital Humano (4h) – PEDRO NOVO MELO
1.Interrogações em torno da Gestão do Capital Humano;
2.A relação entre a Gestão do Capital Humano e a estratégia empresarial;
3.Informação de valor intangível;
4.As pessoas como ativos

II – Scorecard de Capital Humano (12h) – JOSÉ BANCALEIRO
5.Medir para gerir;
6.O Balanced Scorecard;
7.Criação de indicadores;
8.Ligar Pessoas, Estratégia e Performance;

III – Employer Branding para a Retenção do Capital Humano (12h) – CARLOS SEZÕES
1.Gestão de talentos e tendências do mercado de Trabalho;
2.Os fundamentos do Employer Branding: conceito e componentes;
3.O EVP (Employer Value Proposition): que opções de diferenciação?;
4.Employer Branding e o seu impacto na comunicação interna e externa;
5.Momentos da verdade da marca: atracção, recrutamento, acolhimento e integração, gestão e desenvolvimento de carreira e compensação.

IV – Gestão por Competências (12h) – PEDRO B. CÂMARA
1.O advento das competências;
2.Tipos de competências;
3.A construção de perfis de competências;
4.A criação do modelo de competências de uma empresa;
5.Como identificar gaps de competências;
6.Os planos de desenvolvimento de competências.

V – Avaliar o Capital Humano Através da Norma ISO 10667 (12h) – SUSANA BOGALHO
1.Desenvolvimento da NP ISO 10667 para a prestação de serviços de avaliação, parte 1 e 2;
2.Objetivos, destinatários e estrutura da Norma;
3.As várias fases do processo de avaliação;
4.Análise dos requisitos de um processo de avaliação de acordo com a NP ISO 10667;
5.Como adaptar um processo existente aos requisitos da norma;
6.Etapas do processo de certificação.

VI – gestão e avaliação da performance do Capital Humano (12h)
1. A importância da Gestão e Avaliação da Performance para a Eficácia Organizacional (Palestra) – António Caetano
a.Gerir e avaliar o desempenho para liderar com sucesso
b. Alinhar a performance com a estratégia: objetivos, expectativas e resultados
c.Acompanhamento e coaching: (re)focalizar, reconhecer, energizar
d.As questões críticas na prática da avaliação e gestão contínua da performance
2. Sistemas de Gestão da Performance – Ana Veloso
a.Perspetiva Organizacional
i.O Sistema de Gestão e Avaliação da Performance (SGAP): elementos e relações com outros sistemas de Gestão de Recursos Humanos
ii.Exemplos de Sistemas de Gestão e avaliação da Performance: o SIADAP e a CAF
b.Perspetiva do individuo
i.Como definir eficazmente objetivos quantitativos e qualitativos
ii.As entrevistas de gestão e avaliação da performance: procedimentos e técnicas
iii.As competências dos avaliadores e avaliados

Metodologia

Metodologia participativa com recurso a exercícios e estudos de caso sempre que possível retirados/baseado da/na experiência dos participantes.

Avaliação de conhecimentos

A avaliação dos participantes será assente na sua participação, nomeadamente nos exercícios efetuados em sala, na assiduidade e na avaliação do projeto final.

Propina

€ 1415,00 ou €850,00
As candidaturas realizadas até um mês antes da data de inicio do programa beneficiam de 40% de desconto sobre o valor da propina.