Contabilidade para Não Financeiros | 2ª Edição

Contabilidade para Não Financeiros | 2ª Edição

19 de Janeiro de 2018 > 10 de Fevereiro de 2018

Cronograma » Descarregar aqui

Este curso de curta duração fornece uma compreensão abrangente dos conceitos básicos de contabilidade financeira e interpretação das demonstrações financeiras a todos aqueles que no desenvolvimento da sua atividade profissional sintam necessidade de obter conhecimentos na área financeira.
Assim, é objetivo deste Programa dotar os participantes dos instrumentos, conhecimento e compreensão essenciais para incorporar considerações financeiras na sua tomada de decisão.

Coordenação e Docência

Filomena Brás


Professora Auxiliar do Departamento de Gestão da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Doutora em Ciências Empresariais, na especialização em Contabilidade, pela Universidade do Minho. Mestre em Gestão de Empresas, na especialização de Finanças Empresariais pela Universidade do Minho e Licenciada em Gestão de Empresas, também pela Universidade do Minho. Diretora de Curso da Licenciatura em Contabilidade. Membro da Comissão Científica do Curso de Doutoramento em Contabilidade.
Realizou peritagem na área de Contabilidade Financeira para Tribunais.

Mais informação


Joaquim Freitas da Rocha » Co-Coordenador


Joaquim Freitas da Rocha, Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Professor na Escola de Direito da Universidade do Minho e autor de diversas obras nas áreas do Direito financeiro, tributário e fiscal.


Formadores »» Mais informação

Destinatários

Empresários, quadros e dirigentes de empresas e outros profissionais (ex: advogados, engenheiros) que não exerçam funções financeiras e/ou não possuam conhecimentos específicos em contabilidade financeira e para quem obter uma formação intensiva e de excelência nesta área pode constituir um fator essencial de melhoria do seu desempenho e, consequentemente da empresa, ou meramente contribuir para a evolução das suas carreiras profissionais.

Principais Benefícios

Para o formando

Obtenção de conhecimentos que permitam ler, analisar e interpretar as demonstrações financeiras (balanço, demonstração de resultados, e demonstração dos fluxos de caixa), de forma a avaliar o desempenho da empresa, e aprender a comunicar eficazmente com os profissionais da área financeira;

Compreender o impacto das normas contabilísticas e dos quadros regulatórios;

Compreender como as decisões da gestão afetam os recursos, lucros, liquidez e o valor criado pela empresa;

Diagnosticar a saúde financeira da empresa.


Para a empresa

Dotar os seus colaboradores (dirigentes e quadros) de conhecimento que lhes permita ter a capacidade de:
Compreender a realidade do negócio pela qual são responsáveis, através de elementos construídos pela contabilidade financeira;
Aprender a lógica subjacente à construção das demonstrações financeiras e saber interpretá-los por forma a poderem tomar as decisões adequadas;
Utilizar as demonstrações financeiras para avaliar o desempenho global da empresa;
Compreender o impacto das normas contabilísticas e dos quadros regulatórios na tomada de decisão relativa a políticas contabilísticas que afetam as demonstrações financeiras.


Tópicos Abordados

Introdução à contabilidade financeira;
Conceitos básicos inseridos nas demonstrações financeiras: balanço, demonstração de resultados, demonstração dos fluxos de caixa;
A preparação das demonstrações financeiras: compreender, analisar e discutir as suas relações e interpretar as informações que contêm;
Políticas contabilísticas: descrever e ilustrar as principais escolhas contabilísticas que os gestores têm de fazer, e examinar o impacto dessas escolhas nas contas da empresa. Diagnóstico da situação financeira da empresa (análise financeira básica).

Duração Total do Programa

28h

Propina

€800,00

Ou €560,00*

Atuais alunos e alumni da Universidade do Minho beneficiam de 10% de desconto sobre o valor da propina, acumulável com outros descontos. O curso iniciar-se-á a 19 de janeiro de 2018 e as candidaturas realizadas até 19 de dezembro dispõem de 20% de desconto sobre o valor da propina. * Valor da propina, quando aplicáveis todos os descontos.