Curso de Ingresso na Carreira Diplomática

Curso de Ingresso na Carreira Diplomática

7 de Julho de 2017 > 29 de Julho de 2017

Cronograma » Descarregar aqui

O Curso conta com especialistas reconhecidos para preparar os candidatos em cada uma das três áreas científicas do concurso: Relações Internacionais, História e História Diplomática Portuguesa / Direito Internacional Público e Direito da União Europeia / Política Económica e Relações Económicas Internacionais. Será também dada formação específica na área de comunicação. Assim os formandos sairão preparados para articular as suas reflexões, quer de forma escrita quer oral, no âmbito dos exames a que serão submetidos. A formação visa, portanto, a transmissão de conhecimento-chave e o empoderamento dos candidatos em ambiente de concurso.

A formação é de interesse para todos aqueles que estejam a concorrer, ou a planear concorrer, para a carreira diplomática e para qualquer pessoa que queira preparar concursos de acesso a funções relacionadas com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e em organizações internacionais.

Coordenação:

Sandra Fernandes

Desenvolve o seu trabalho académico na área das Relações Internacionais, tem experiência em prática diplomática (deu formação a diplomatas portugueses em 2016, a diplomatas dos países do Golfo Pérsico em Riyadh, em 2009, participou numa mesa redonda diplomática em Genebra, em 2010, colaborou com a Embaixada de Portugal em Moscovo em 2007) e foi membro do júri de acesso à carreira diplomática em 2015.

Mais informação


Luís Aguiar-Conraria



Desenvolve o seu trabalho académico na área Macroeconomia e Economia Política, tendo realizado investigação quer sobre Portugal quer sobre a Europa. Tem dezenas de trabalhos publicados em revistas científicas internacionais e é co-autor dos livros Crise e Castigo e Poupança e Financiamento da Economia Portuguesa. Recebeu o Prémio Gulbenkian para a Internacionalização das Ciências Sociais em 2011.

Mais informação

Especialistas »»Mais informação

O Curso de Ingresso na Carreira Diplomática da UMinhoExec mobiliza recursos altamente qualificados, disponíveis em cada uma das áreas relevantes. Entre os formadores, contam-se vários professores catedráticos em cada uma das áreas, professores que já foram membros de júris em concursos anteriores e temos também o objetivo assumido de entrosar os candidatos na realidade do Ministério dos Negócios Estrangeiros. O perfil dos candidatos será também potenciado com sessões práticas sobre a criticidade da comunicação na projeção profissional. Todas as sessões serão desenvolvidas de modo a serem um elemento facilitador das etapas sucessivas do concurso.


Aula Inaugural "Política externa portuguesa: constantes e variáveis" - Dia 7 de julho, das 18h30 às 20h30, proferida por Jaime Gama e aberta ao público em geral.

Módulo I – Relações Internacionais, História e História Diplomática Portuguesa | 9h

- A semântica das RI e da diplomacia | Sandra Fernandes
- Portugal na história europeia e mundial | José Palmeira
- A União Europeia, a NATO e problemáticas regionais | Ana Paula Brandão

Módulo II – Direito Internacional Público e Direito da União Europeia | 6h

- Direito Internacional Público | Wladmir Brito
- Direito da UE | Alessandra Silveira

Módulo III – Política económica e relações económicas internacionais | 9h

- Economia Política Internacional: Atores e Dinâmicas | Helena Guimarães
- Políticas da União Europeia e Portugal | Francisco Veiga
- O Tecido Empresarial Português – caracterização e desafios | João Cerejeira

Módulo IV – Capacitação pessoal | 6h

- Comunicação e desenvolvimento profissional | Luís Filipe Monteiro
- A orgânica e a hierarquia no Ministério dos Negócios Estrangeiros e a entrevista profissional | Sandra Fernandes
- De candidato a adido de embaixada: testemunho na primeira pessoa Sandra Fernandes

Módulo V – Entrevista de conhecimento | 1h

- Exercício: Simulação da entrevista de conhecimento | Equipa de Formadores

Horário e funcionamento

Os módulos funcionam em horário pós-laboral, às sextas-feiras (18h30-21h30), e aos sábados de manhã (09h30-12h30) e à tarde (14h30-17h30).

Será dedicado um módulo (3 sessões de 3 horas) por área de conhecimento e várias sessões destinadas a capacitar os formandos em competências transversais diretamente necessárias na realização das provas (por exemplo, comunicação oral) e a entrosá-los com as especificidades do MNE e da carreira diplomática.

Propina

€ 700» até ao dia 2 de junho de 2017
€ 750» até ao dia 30 de junho de 2017

Entrega de certificado