Mercados de Arte: Gestão e avaliação

Mercados de Arte: Gestão e avaliação

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O curso Mercados de Arte: Gestão e avaliação resulta duma parceria entre a UminhoExec - Executive Education School e a "galeria shairart dst" e conta com a participação de profissionais ligados à História de Arte, Curadoria, Marketing, Gestão, Colecionadores e ainda ao Direito. Este curso, de 27 horas, organiza-se em três short courses, que poderão ser adquiridos em separado e que são dedicados respetivamente à salvaguarda legal do património, ao colecionismo e ainda à gestão e à comercialização de arte na era digital e do turismo global e massificado.


Coordenação e Docência

CRISTINA OSSWALD

Pós-doutorada da Universidade do Minho, UNED (Madrid) e UNICAMP (Brasil), é Doutorada em História da Civilização, pelo Instituto Universitário Europeu (Florença-Itália), Mestre e Licenciada em História da Arte, pela Universidade do Porto. Coordenadora de diversas visitas histórico-culturais em Portugal e Espanha, possui um vasto percurso profissional, tendo desempenhado funções de Técnica Superior de Museus, docente em várias faculdades de Arte (nacionais e estrangeiras), consultora (por exemplo, do filme The Silence of Edo, de Martin Scorsese, 2014), diretora e colaboradora em diversos projetos científicos e académicos. Tem recebido várias bolsas, entre as quais, as de estadia da Fundação Oriente (Goa-Índia) e da École Française (Roma). É autora de diversas publicações e artigos no âmbito da História da Arte e do Património.
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Corpo Docente

PEDRO ÁLVARES RIBEIRO








Licenciou-se na Universidade de Surrey em Economia, Sociologia e Estatística.
Trabalhou em Londres na Shell UK no Group Planning que assegurava o planeamento estratégico do Grupo Shell a nível mundial.
Pedro Álvares Ribeiro trabalhou nas equipas que lançaram o Banco Comercial Português em 1985 , o Banco Banif Banqueros Personales em Madrid 1993 e o Banco expresso ! Atlântico; coordenou o lançamento do projecto altântico em 1996, foi Administrador do Bank Millennium na Polónia; foi Director Coordenador durante 12 anos e foi Diretor Geral durante 18 anos.
É Presidente da Fundação Cupertino de Miranda desde 2007 e coleciona móveis do século XVI e XVII .
Pedro Álvares Ribeiro vive no Porto donde é natural e viveu em Lisboa, Londres, Madrid e Varsóvia e tem hoje uma coleção de mais de 500 obras que reúne artistas como Pedro Croft, Cabrita Reis, Ana Jotta, Rui Chafes, Julião Sarmento, Paulo Nozolino, Jorge Molder, Augusto Alves da Silva, Miroslaw Balka, Wilhelm Sasnal, Monika Sosnowska, Pawel Althamer, Pepe Espaliu, Jordi Colomer, Ferran Garcia Sevilla, Art&Language, Robert Mapplethorpe , William Wegman e Franz West entre outros.

RAFAELA GANGA



Rafaela Ganga é Licenciada em Ciências da Educação (FPCEUP/2006) e Doutorada em Sociologia (FLUP/ 2013) com a tese Uma Educação (Inter/Multi) Cultural a Três Tempos. Um ensaio de imaginação etnográfica europeia em espaços de arte, educação e cultura contemporânea. Investigadora de pós-doutoramento no Departamento de Artes Plásticas da Universidade de São Paulo, com o projeto “Is There a Win-Win Situation? Sentidos e lugares da arte participada brasileira. Tem desenvolvido atividade de docência e de consultora em Portugal e no Estrangeiro, como o Media Lab do Massachusetts Institute of Technology (MIT), tendo sido a Chief Curator para a shairart e galeria shairart dst até agosto de 2016.

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TIAGO LOPES DE AZEVEDO



Doutorando em Ciências Jurídicas Públicas, Mestre e Licenciado em Direito e Pós-graduado em Direito Judiciário (Direitos Processuais e Organização Judiciária), pela Universidade do Minho. É docente da Escola de Direito da mesma universidade e Vogal do Conselho Fiscal da Associação de Estudos de Direito Regional e Local (AEDREL). Advogado, na área de Direito das Contra-Ordenações e Direito Fiscal, e Formador na Forminho – Consultoria de Gestão de Formação, Lda. É autor do livro “Da Subsidiariedade no Direito das Contra-Ordenações: Problemas, Críticas e Sugestões Práticas”, Wolters Kluwer - Coimbra Editora.

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RICARDO MACEDO



Mestre em Marketing, vertente de Marketing e Estratégia, e Licenciado em Línguas Aplicadas, pela Universidade do Minho. É Consultor externo do Projeto “Shair Art” – Grupo dst, do qual já foi CEO e Responsável de Marketing. Paralelamente, é consultor (Growth Hacker Advisor) em E-mail Marketing, Online Ads e Startup Growth.

Tem como áreas de interesse: Branding e Comportamento do Consumidor.

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Destinatários

Público em geral;
Colecionadores;
Investidores;
Empresários e comerciantes ligados aos vários ramos da arte;
Estudantes de economia, gestão, direito, marketing, história de arte, e artes visuais, museologia, conservação e restauro;
Curadores, galeristas, conservadoras e outros colaboradores de museus e de instituições culturais e artísticas;
Investidores ativos e potenciais;
Interessados em desenvolver carreiras ligadas ao mundo da arte, incluindo do mercado;
Membros de força da segurança e colaboradores de instituições e de programas de salvaguarda e de combate ao tráfico ilegal do património artístico.

Objetivos/Benefícios para a empresa e o formando

Fomentar o gosto por um colecionismo de qualidade e a questão da democratização do acesso à arte em ligação com os fenómenos do turismo e do digital;
Obtenção de conhecimentos fundamentais e atualizados relativos à gestão e à comercialização do objeto artístico e dos agentes e instrumentos atuantes nos mercados de arte;
Obtenção dos instrumentos básicos para uma avaliação correta da arte e do mercado, Conhecimento das estratégias, potencialidades e os riscos do investimento em arte;
Obtenção dos instrumentos necessários a um investimento com elevado grau de segurança e eticamente responsável, através do conhecimento das principais tendências artísticas, económicas e sociais no mundo global do mercado da arte, assim como da legislação nacional e internacional;
Compreensão do mercado de arte, enquanto potenciador de desenvolvimento económico, social e cultural.

Conteúdos I Programa Detalhado

Lição inaugural pelo Eng. José Teixeira – Chairman do Grupo dst, com o título “Instrumentos de poder e competitividade”, em data a anunciar.

*Introdução à avaliação do objeto artístico e do seu mercado – 3h

Módulo 1 - Património e Direito – 6h
A proteção nacional e internacional do património cultural e artístico
Direito do património cultural

Módulo 2 – Colecionismo – 9h
A visão do coleccionador
A visão do artista e do galerista
Visita à Galeria Pedro Oliveira no Porto em data a combinar e com a coordenação de Cristina Osswald

Módulo 3 - Gestão e comercialização do objeto artístico – 6h
A gestão da arte e dos seus mercados num mundo global
Interfaces de divulgação e comercialização de objetos artísticos (módulo a lecionar na "galeria shairart dst", Braga)

Visita final (optativa) - está ainda prevista a realização duma visita aberta a todos os participantes a definir na altura sob a coordenação de Cristina Osswald - 3h

Lição de encerramento pelo Eng. José Teixeira, com o título “Leituras da Beleza”,em data a anunciar.

Carga Horária Total

A carga horária total do Programa é de 24h (+ 3h optativas de visita final).
Os participantes poderão adquirir cada módulo (9h) separadamente. Os módulos 1 e 3 incluem necessariamente uma *sessão introdutória de 3h.

Metodologia

Este programa, com a parceria da galeria shairairt dst, será lecionado através da apresentação e discussão dos temas com o recurso simultâneo a powerpoints e websites e, ainda, a indicações de leitura ulterior em papel e/ ou acessível online. O programa inclui visitas a instituições com interesse para o tema e uma lição inaugural e de encerramento, dirigidas pelo Eng. José Teixeira, CEO do Grupo dst.

Propina

Total: € 600 € 360*
Por módulo: € 270 € 162*
Valor da visita final (opcional): € 90» € 54*

* Por se tratar da 1.ª Edição do Programa, a UMinho Exec proporciona um desconto de 20%, acumulável com outros descontos.
* Atuais alunos e alumni da Universidade do Minho beneficiam de 10% de desconto sobre o valor da propina, acumulável com outros descontos.
* O curso iniciar-se-á a 18 de abril de 2017 e as candidaturas realizadas até um mês antes da data de abertura dispõem de 10% de desconto sobre o valor da propina.
* Valor da propina, quando aplicáveis todos os descontos.