Flash Training Couse: Planear a Sucessão Empresarial – da necessidade à prática

Flash Training Couse: Planear a Sucessão Empresarial – da necessidade à prática

25 de Maio de 2017

A sucessão enquanto forma de garantir condições para a continuidade da empresa deve ser um dos principais objetivos das empresas, o que constitui em si só um forte motivo para que o processo seja planeado.
Esta ação assume-se como learning pill para todos os intervenientes, diretos e indiretos, de um processo de sucessão numa empresa, nomeadamente as de base familiar.
Um momento de partilha com os presentes dos desafios adjacentes ao processo de Sucessão, apontando ferramentas e instrumentos facilitadores desta fase de transição das empresas que envolve as dimensões Família, Gestão e Propriedade, com grande enfoque para a fase de elaboração e implementação do Plano de Sucessão, apoiando sócios e gestores na elaboração e implementação de um plano que assegure uma transição da liderança sem problemas e sobressaltos.

ORADORA

MÓNICA QUINTA



Mais de 15 anos de experiência na indústria e retalho em funções de gestão de topo: gestão da produção e gestão de pessoas. Tem dedicado os últimos 8 anos a trabalhos especializados de consultoria, formação e gestão de projetos.
Participação em projetos de diferentes âmbitos, setoriais e multisetoriais, regionais e nacionais, dos quais se destacam as iniciativas em curso “Portugal Sou Eu” e “Laboratório da Sucessão Empresarial”.
Oradora convidada para diversos eventos no âmbito da Sucessão Empresarial e coautora do “Livro Branco da Sucessão Empresarial – o Desafio da Sucessão Empresarial em Portugal”, do “Manual de Boas Práticas – o Desafio da Sucessão Empresarial em Portugal”, AEP, 2011 e do Boletim para a Sucessão, participação quinzenal na Notícias Magazine de Jun’14-Mar’15. Desde 2009 com múltiplos trabalhos em empresas familiares, desde desenvolvimento de planos de sucessão, de protocolos familiares, de modelos de governação e planos de desenvolvimento individual para sucessores e sucedidos; acompanhamento da integração de pessoas da família na empresa familiar.
Licenciada em Engenharia Metalúrgica, Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Empresas Familiares, possui ainda um MBA Executivo.

Mais informação


Destinatários

Fundadores de empresas familiares, sucessores, membros familiares e não familiares envolvidos ou não na gestão, executivos, gestores, consultores e empresários interessados no processo de sucessão e no Plano de Sucessão como instrumento de apoio ao seu sucesso.

Benefícios para a empresa e formando

A sucessão enquanto forma de garantir condições para a continuidade da empresa deve ser um dos principais objetivos das empresas, o que constitui em si só um forte motivo para que o processo seja planeado. 
Esta iniciativa vai permitir aos participantes absorverem conhecimentos genéricos sobre o Processo de Sucessão nas Empresas e conhecimentos específicos sobre o Plano de Sucessão. O formando terá aqui uma oportunidade para refletir sobre a sua experiência, os principais desafios e como poderá extrapolar os casos apresentados para a sua realidade. 
O principal benefício para as empresas participantes é ficarem com mais conhecimento sobre as diferentes variáveis de um processo desta natureza e desta forma atuarem de forma preventiva. Com um Plano de Sucessão, enquanto instrumento de apoio ao desenvolvimento da transmissão do conhecimento e poder entre diferentes gerações, familiares ou não, estarão a criar condições favoráveis à continuidade do negócio, da empresa.

Conteúdos I Programa Detalhado

- Imersão no tema Sucessão nas Empresas e as especificidades do processo em Empresas Familiares;
- O Scorecard da Sucessão: avaliar, monitorizar, agir;
- O Plano de Sucessão: quando e como. 

Metodologia

- Partilha de conhecimentos e experiência, recorrendo aos factos em Portugal e no Mundo;
- Exposição e análise de casos práticos.

Duração Total

3h 

Horário

18h30 – 21h30 

Local

Sala de Executivos, Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
Campus de Gualtar – Braga

Propina

Gratuito - Limitado e sujeito a inscrição.