Programa de Formação Especializada: “Executive IPSS 2017”

Programa de Formação Especializada: “Executive IPSS 2017”

A decorrer

Ficha do Programa » Descarregar aqui

Cronograma » Descarregar aqui

INSCREVA-SE AQUI: Aceder ao formulário de candidatura

A Gestão das Instituições Particulares de Solidariedade Social é uma tarefa cada vez mais complexa e reveladora de grandes desafios. Neste contexto, assume particular relevância a formação dos seus quadros dirigentes e quadros superiores, numa busca incessante pela excelência dos serviços disponibilizados, reforçando o foco na obtenção de resultados que permitam potenciar a sustentabilidade das Instituições.
Profundamente atentos e conhecedores deste setor, a F3M e a UMinhoExec estabeleceram uma parceria que vai proporcionar uma oportunidade formativa de excelência a todas as IPSS. O “Executive IPSS” apresenta-se, assim, como um projeto de formação avançada que disporá de formadores que acumulam os mais elevados índices de conhecimento a uma profunda experiência no trabalho em IPSSe com as IPSS. Com este projeto, a F3M e a UMinhoExec pretendem proporcionar uma verdadeira oportunidade de formação, de crescimento e de disseminação das boas práticas de gestão.
Esta é uma oportunidade única de se trabalhar em prol da sustentabilidade do 3º setor, promovendo um modelo de excelência que contribua decisivamente para ajudar a preparar melhor os seus dirigentes. A F3M e a UMinho Exec assumem este compromisso: colocar toda a sua experiência e qualidade ao serviço das Instituições do Setor Social.

Corpo Docente

ABEL SOUSA


Licenciado em Sociologia pela Universidade do Minho. MBA Internacional da Católica Porto Business School, em parceria com a ESADE Business School de Barcelona. Gestor de recursos humanos em equipas de vendas.Consultor em Gestão Comercial e desenvolvimento de Equipas de vendas. Diretor Executivo numa empresa que presta serviços de recursos humanos no setor da formação e educação de adultos.
Mais informação

ANA CARVALHO


Professora Auxiliar da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. É atualmente Diretora-adjunta do Departamento em Gestão, Diretora do programa doutoral em Ciências Empresariais, e coordenadora do programa de desenvolvimento de competências transversais EEGenerating Skills. É doutorada em Ciências Empresariais, mestre em Gestão de Recursos Humanos e licenciada em Gestão. Investiga e leciona nas áreas da gestão estratégica de recursos humanos, mudança e inovação, gestão de organizações sem fins lucrativos e educação em gestão. Tem feito algum trabalho de formação e consultoria na área do desenvolvimento de negócios e gestão da mudança.
Mais informação

ANA FILIPA MAGALHÃES


Licenciada em Direito, pós-graduada em Ciências Jurídico-Políticas, Mestre em Direito, na vertente de Ciências Jurídico-Políticas e doutoranda em Direito.Assistente Convidada da Universidade de Aveiro. Formadora em ações e oradora em seminários promovidos, entre outras, pela Ordem dos Contabilistas Certificados, com a qual tem colaborado na elaboração de manuais do Direito do Trabalho. Jurista e formadora da UDIPSS de Aveiro Coordenadora e Autora do Livro “Descomplicar o Orçamento de Estado 2015” e "Descomplicar o Orçamento de Estado 2016", ambos da Vida Económica. Autora do Livro “Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas – Guia Prático” e co-autora do livro "Manual de Emprego Público" e "Manual do contrato de trabalho", ambos da Vida Económica.Árbitra do Centro de Arbitragem Administrativa - CAAD – em matéria administrativa.
Mais informação

ANTÓNIO FILIPE CRUZ


Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho, com Pós-Graduação em Gestão da Formação e Coordenação Pedagógica. É Contabilista Certificado. Atividade atual como Gestor de Formação e Coordenador Pedagógico na F3M, S.A. Consultor da F3M para as áreas da contabilidade e fiscalidade e formador. Autor de artigos para a imprensa.
Mais informação

CARLOS AZEVEDO


Diretor Académico e membro da Direção Estatutária do IES-Social Business School. Fundador e ex-Presidente da Direção da ESLIDER-PORTUGAL - Rede Nacional de Líderes da Sociedade Civil. Membro da Direção da EUCLID-NETWORK - Rede Europeia de Líderes da Sociedade Civil. Membro da Direção da Associação Mundo a Sorrir. Foi Coordenador-Geral da UDIPSS-PORTO, investigador associado do INSEAD e investigar assistente na Universidade Católica Portuguesa. Docente no Ensino Superior. Autor de várias publicações entre as quais “Gestão de Organizações Sem Fins Lucrativos” e “Manual de Governo - o desafio da Liderança em Organizações do Terceiro Sector”.

JOÃO LEITE RIBEIRO


Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia da Universidade do Porto e Mestre em Gestão de Recursos pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Doutorado em Ciências Empresariais pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Desenvolveu atividade como técnico e diretor de recursos humanos em empresas portuguesas e foi consultor e formador de empresas nacionais e multinacionais em questões de gestão de recursos humanos e comportamento organizacional. Foi ainda professor no Instituto Superior de Ciências de Trabalho e Empresa (ISCTE) em Lisboa e professor convidado na Faculdade de Economia da Universidade do Porto. No âmbito da Universidade do Minho, Escola de Economia e Gestão, integrou a equipa que desenvolveu o processo de conceção e desenvolvimento da UMinhoExec.

MARIA MANUELA MIGUEL


Licenciada em Educação de Infância e com uma pós-graduação em Economia e Gestão do 3º Setor, tem exercido a sua atividade em diversas áreas: responsável pela criação e coordenação de projetos na área social com ligação à área da saúde; desenvolvimento de parcerias com entidades sociais, empresariais e públicas a nível nacional e internacional; desenvolvimento de ações de cariz social com instituições públicas e privadas nos PALOP’s (Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique); formação e consultoria na área da Responsabilidade Social, Gestão de Instituições do terceiro sector e Voluntariado; formadora e consultora, a nível nacional e internacional em empresas e Instituições do terceiro sector; participação em estudos e debates sobre várias temáticas, quer a nível nacional quer a nível internacional; participação nos Média (TV, Rádio, Imprensa escrita), reportagens, entrevistas, debates, programas, campanhas e eventos sociais.

PEDRO FRAGA


Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática pela Universidade do Minho.Quase 30 anos de experiência em liderança e gestão de organizações empresariais: fundador e atual administrador da F3M – Information Systems, S.A., DotPro, Megalentejo, F3M Angola, F3M Moçambique.Experiência de vários anos como investidor em startups, como Managing Partner das sociedades Braincapital, Braininveste e BrainTrust. Dirigente associativo empresarial em várias organizações e elemento com forte envolvência no meio académico pertencendo a Conselhos Consultivos ou similares devárias entidades. Mais de 300 palestras proferidas sobre gestão e empresas, gestão de pessoas, liderança, motivação, investimento em startups, empreendedorismo, etc.
Mais informação

SÉRGIO AGRELOS


Licenciado em Engenharia de Sistemas eInformática pela Universidade do MinhoMembro do Conselho de Administração da F3M – Information Systems, S.A. Gestor da Sociedade DotPro, Lda., emrepresentação da F3M, S.A.Formador e Orador em diversas formações, seminários e conferências.
Mais informação

TERESA SANTOS


É licenciada em Contabilidade Superior deGestão pela Universidade Lusíada. Possui uma Pós Graduação em Gestão de Organizações Sociais pela Universidade Lusíada. Exerce funções de Diretora Financeira de uma IPSS. É Contabilista Certificada, sendo também vogal do Conselho Diretivo da Ordem dos Contabilistas Certificados.
Mais informação

Destinatários

Quadros dirigentes e quadros superiores de IPSS.

Objetivos

Despertar as atuais direções para a necessidade de incutir boas práticas de gestão e preparar os novos dirigentes para os desafios que o 3º setor lhes coloca, em áreas como o planeamento, a sustentabilidade, a fiscalidade, a legislação laboral e os recursos humanos, entre outras.

Principais Benefícios

A frequência desta formação avançada permitirá obter conhecimentos para:
1. Identificar e usar as melhores práticas de gestão nas IPSS;
2. Conhecer modelos de financiamento do 3º setor com vista à sua sustentabilidade financeira;
3. Adequar as práticas de recursos humanos às tendências mais recentes e à legislação em vigor;
4. Identificar e aplicar a legislação que regula o setor em matéria de contabilidade, fiscalidade e relações laborais.

Programa

Módulo 1 – Planeamento Estratégico | 6h
Módulo 2 – Sustentabilidade Financeira | 6h
Módulo 3 – Marketing | 3h
Módulo 4 – Fundraising e Crowdfunding| 3h
Módulo 5 – O Papel da Contabilidade na Gestão das ESNL | 3h
Módulo 6 – A Fiscalidade nas ESNL | 3h
Módulo 7 – A Legislação Laboral: CT e CCTs | 6h
Módulo 8 – Informática para a Gestão | 4h
Módulo 9 – Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos | 3h
Módulo 10 – Comunicação Organizacional | 6h
Módulo 11 – Motivação e Proatividade | 3h
Módulo 12 – Avaliação de Desempenho | 6h

Carga horária

52h

Horário

Quartas-feiras: 9h30 - 12h30, 9h00-13h00 ou 14h00-20h00

Local

Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
Campus de Gualtar – Braga

Propina

€ 1560» € 1248*

* Associados UDIPSS e atuais alunos e alumni da Universidade do Minho beneficiam de 20% de desconto sobre o valor da propina.
* As inscrições são aceites até ao dia 13/01/2017.
* O valor da inscrição inclui material de apoio, documentação e certificado.


INSCREVA-SE AQUI: Aceder ao formulário de candidatura