Gerir Pessoas por Competências

Gerir Pessoas por Competências

A anunciar brevemente

Ficha do Programa » Descarregar aqui

Cronograma » A anunciar brevemente

O Programa “Gerir Pessoas por Competências” visa proporcionar a aquisição de um conjunto de conhecimentos, instrumentos e técnicas capazes de auxiliar os profissionais na construção e implementação de um modelo e sistema de gestão por competências de acordo com a especificidade de cada organização. Procura, sobretudo, indicar as implicações que este modelo traz para os processos de gestão das pessoas, com ênfase especial no recrutamento e seleção, na formação, na gestão do talento e na gestão do desempenho.

Coordenação e Docência

PAULO SILVA

Mestre em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade do Minho e Licenciado em Educação – especialização em Recursos Humanos e Gestão da Formação, pela mesma Universidade. Possui uma Certificação Internacional em Coaching pela International Coaching Communnity (ICC). Tem desenvolvido ao longo dos cerca de 20 anos de experiência profissional, atividade enquanto consultor de empresas e outras organizações na área da formação e das várias áreas do desenvolvimento organizacional. Foi docente no ensino superior (Universidade do Minho), durante cerca de 6 anos nas áreas de recursos humanos, gestão da formação e pedagogia. Tem experiência na gestão de empresas, nomeadamente enquanto sócio-gerente responsável pela componente de gestão estratégica e de recursos humanos. Coordenou e interveio enquanto investigador em projetos (nacionais e internacionais) de investigação sobre competências, perfis profissionais e formação. É autor e co-autor de publicações nas áreas das competências, das políticas e práticas de formação e perfis profissionais. Durante uma parte significativa da sua experiência profissional tem assumido a responsabilidade de gestão de equipas..
Mais informação

Corpo Docente

ANA SILVA





Licenciada em Educação pela Universidade do Minho, Pós graduada em Gestão de Recursos Humanos e em Direito do Trabalho. É certificada como Coach, Green Belt Six Sigma, Facilitadora do programa 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes e Practicioner de Programação Neurolinguística. Tem vindo a desenvolver competências na área de gestão de recursos humanos, no desenvolvimento de competências interpessoais e em gestão industrial. Durante 13 anos, integrou a Delphi, inicialmente, na coordenação da formação, desenvolvimento de talento e comunicação interna e, mais tarde, como Diretora de RH (Delphi Braga) e Human Resources Country Manager (Delphi Portugal). Desde 2014, é HR Manager na Borgwarner, sendo responsável pela Direção de RH de Viana do Castelo. É igualmente membro do Talent Acquisition Global Network da BorgWarner Worldwide. Tem o seu percurso ligado à indústria automóvel, sempre em empresas multinacionais, tendo como grande paixão o trabalho com as pessoas.
Mais informação


PAULO PEREIRA



Licenciado em Sociologia das Organizações e Pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade do Minho. É membro do Comité Executivo e Diretor de Capital Humano da SALSA, empresa nacional de moda e retalho. Possui experiência profissional em diversas empresas de distintos países e setores, de entre as quais: TWW – TRANSCOM WORDWIDE PORTUGAL, FEHST COMPONENTES, LDA., EXPOENTE – SERVIÇOS DE ECONOMIA E GESTÃO S.A. e LEAR CORPORATION. É docente convidado em Escolas de Gestão, formador em diversos cursos, autor de artigos na área de RH, orador em conferências e seminários e convidado externo em Comités de RH.
Mais informação


Descrição do Programa

Curso “Gerir Pessoas por Competências” visa proporcionar a aquisição de um conjunto de conhecimentos, instrumentos e técnicas capazes de auxiliar os profissionais na construção e implementação de um modelo e sistema de gestão por competências de acordo com a especificidade de cada organização. Procura, sobretudo, indicar as implicações que este modelo traz para os processos de gestão das pessoas, com ênfase especial na gestão e desenvolvimento das carreiras e na avaliação de desempenho

Destinatários

Quadros de nível intermédio e superior na área de GRH e/ou Formação e Desenvolvimento, quer do sector público (ex: municípios), quer privado.

Principais Benefícios

Para os formandos:

Os formandos obterão conhecimentos e competências:
1. para a construção e desenvolvimento de um modelo que tem sido visto como fundamental para a gestão das pessoas;
2. ainda pouco disponíveis pela maior parte dos colaboradores em GRH, sobretudo em PMEs;
3. que lhes permitirão mostrar o seu valor como colaboradores especializados e atualizados nas suas organizações empregadoras.

Para a empresa:

Por seu lado, a organização contará com colaboradores corretamente capacitados para:
1. analisar e decidir sobre os elementos chave necessários à construção e implementação de um modelo de gestão de pessoas baseado em competências na sua organização;
2. organizar e implementar planos de desenvolvimento de competências;
3. analisar e indicar as mudanças necessárias a efetuar nas práticas de GRH decorrentes do modelo adotado nas organizações;
4. aplicar um modelo cuidadosamente construído para as necessidades específicas da organização em causa.

Programaa

Bloco I - Teoria, processos e práticas sobre competências – 28h

1 - Planeamento e organização das competências

A) A Base das Competências e sua Gestão: (1) Conceitos e Tipos de Competências; (2) Funções e Competências; (3) Papel dos Objetivos Organizacionais na Implementação de um Modelo de Gestão por Competências.

B) O Sistema de Gestão de Competências:
Criar:
(1) Definição do Portfólio das Competências para a Organização; (2) Competências Gerais/Transversais, Específicas e de Gestão; (3) Indicadores de Medida das Competências; (4) Definição do Perfil Funcional e Individual de Competências.
Implementar: (1) Diagnóstico da Aplicabilidade do Modelo na Organização: os recursos disponíveis, a cultura e o clima organizacional; (2) Envolvimento das Pessoas; (3) Divulgação do Modelo e Formação no Modelo.
Avaliar: (1) O gap das Competências: o que se quer e o que se tem; (2) Causas do gap; (3) Elaboração de Planos de Ação e Mudança

2- Competências nas práticas de gestão de pessas

C) Atrair pelas Competências: (1) Planeamento de RH e Decisão de Recrutamento das Competências; (2) Entrevista de Seleção Focada nas Competências.

D) Manter e Desenvolver pelas Competências: (1) Formação e Desenvolvimento das Competências: a importância da matriz de competências; (2) Gerir e Manter Talentos pelas Competências: a importância dos perfis individuais de competências na sucessão e desenvolvimento de gestores; (3) Avaliação de Desempenho com base em Competências: os indicadores de desempenho, instrumentos e métodos.

Bloco II –Projeto – 10h

Construção de um modelo de competências aplicado a uma organização.

BLOCO III: Divulgação de resultados 2h

Apresentação dos resultados em audiência (ex: EEGenerating Skills).

Duração Total do Programa

40h

Metodologia da Formação

Metodologia participativa com recurso a exercícios e casos retirados/baseados da/na experiência dos participantes.

Avaliação

A avaliação dos participantes será assente na sua participação, nomeadamente através das atividades realizadas, bem como na sua assiduidade.

Propina

€ 1200» € 720*

* Por se tratar da 1.ª Edição do Programa, a UMinho Exec proporciona um desconto de 20%, acumulável com outros descontos.
* Atuais alunos e alumni da Universidade do Minho beneficiam de 10% de descontosobre o valor da propina, acumulável com outros descontos.
* O curso iniciar-se-á a 01 de fevereiro de 2017 e as candidaturas realizadas até um mês antes da data de abertura dispõem de 10% de desconto sobre o valor da propina.
* Valor da propina, quando aplicáveis todos os descontos.