ABC - Activity Based Costing

ABC - Activity Based Costing

A anunciar brevemente

O conhecimento pormenorizado sobre os processos de gestão estratégica de custos e uma correta análise dos mesmos gera vantagens competitivas para as organizações. Neste sentido, este curso pretende desenvolver competências específicas nos formandos, nomeadamente no desenvolvimento de conhecimentos ao nível do Sistema de Custeio Baseado nas Atividades, como método avançado para a determinação e controle dos custos. Desta forma, pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos para a implementação de um sistema de custeio que possibilita o conhecimento pormenorizado da organização e da formação dos custos na mesma, facultando, por esta via informação relevante para a gestão, nomeadamente para uma gestão eficiente dos custos.

Coordenação e Docência

ANABELA SILVA

Corpo Docente

A anunciar brevemente

Destinatários

Responsáveis por unidades de negócios ou centros de responsabilidade;
Responsáveis por departamentos de planeamento e controlo de gestão;
Responsáveis por áreas financeiras e de controlo de gestão;
Gestores operacionais;Contabilistas;Licenciados interessados na área.

Benefícios para a empresa e o formando

Este programa pretende dotar os participantes dos conhecimentos necessários para a compreensão e implementação de sistemas de custeio sofisticados e abrangentes que garantam uma visão integrada da organização e em articulação com os seus objetivos estratégicos, nomeadamente no que se refere ao Sistema de Custeio Baseado nas Atividades (Activity Based Costing - ABC).

Conteúdos I Programa Detalhado

Preparação da Informação para a Gestão: Custeio Baseado nas Atividades (Activity Based Costing System - ABC):
Origem do Modelo;
Fundamentos do modelo;
O conceito de Atividade;
Classificação das atividades; Atendendo ao nível de atuação com respeito ao produto; Atendendo à frequência na sua execução; Atendendo à sua capacidade para acrescentar valor ao produto;
O conceito de Indutor de Custo; O sistema ABC num modelo de custos por secções – A corrente Europeia Continental.

Apresentação de um estudo de caso.

Carga Horária Total

8h

Sexta-feira 18h-22h e sábado 09h-13h

Metodologia

O curso é organizado em seções teórico-práticas onde se pretende estimular a participação dos formandos nas matérias apresentadas. A exposição teórica será complementada pela apresentação de casos práticos que pretendem fomentar uma aprendizagem ativa dos formandos.

Propina

A definir