Curso de Ingresso na Carreira Diplomática

Curso de Ingresso na Carreira Diplomática

30 de Junho de 2017 > 29 de Julho de 2017

O Curso visa capacitar os formandos na articulação de reflexões, escrita e oralmente, nas três áreas científicas do concurso. A capacidade de comunicação, estruturada e informada, será desenvolvida, também, com vista à preparação das duas provas orais (oral de conhecimento e entrevista profissional). A formação visa a transmissão de conhecimento-chave e o empoderamento dos candidatos em ambiente de concurso.

A formação é de interesse para todos aqueles que estejam a concorrer, ou a planear concorrer, para a carreira diplomática e para qualquer pessoa que queira preparar concursos de acesso a funções relacionadas com o Ministério dos Negócios Estrangeiros e em organizações internacionais.

Coordenação:

Sandra Fernandes

Desenvolve o seu trabalho académico na área das Relações Internacionais, tem experiência em prática diplomática (deu formação a diplomatas portugueses em 2016, a diplomatas dos países do Golfo Pérsico em Riyadh, em 2009, participou numa mesa redonda diplomática em Genebra, em 2010, colaborou com a Embaixada de Portugal em Moscovo em 2007) e foi membro do júri de acesso à carreira diplomática em 2015.

Mais informação


Luís Aguiar-Conraria



Desenvolve o seu trabalho académico na área Macroeconomia e Economia Política, tendo realizado investigação quer sobre Portugal quer sobre a Europa. Tem dezenas de trabalhos publicados em revistas científicas internacionais e é co-autor dos livros Crise e Castigo e Poupança e Financiamento da Economia Portuguesa. Recebeu o Prémio Gulbenkian para a Internacionalização das Ciências Sociais em 2011.

Mais informação

Especialistas »»Mais informação

O Curso de Ingresso na Carreira Diplomática da UMinhoExec mobiliza recursos altamente qualificados, de modo a maximizar o apoio na preparação das provas de conhecimento e da entrevista profissional. Distinguem-se, por exemplo, a experiência de formadores como membros de júris de concursos anteriores e o objetivo assumido de empoderamento dos candidatos em ambiente de concurso. As sessões temáticas afiguram-se ferramentas para um estudo eficiente e orientado das três áreas de conhecimento, na escrita e na oralidade. O perfil dos candidatos será também potenciado com sessões práticas sobre a criticidade da comunicação na projecção profissional. Todas as sessões serão desenvolvidas de modo a serem um elemento facilitador das etapas sucessivas do concurso."


Aula Inaugural - Dia 30 de junho, das 18h30 às 20h00, proferida por Jaime Gama e aberta ao público em geral.

Módulo I – Relações Internacionais, História e História Diplomática Portuguesa | 9h

- A semântica das RI e da diplomacia
- Portugal na história europeia e mundial
- A União Europeia, a NATO e problemáticas regionais

Módulo II – Direito Internacional Público e Direito da União Europeia | 6h

- Direito Internacional Público
- Direito da UE

Módulo III – Política económica e relações económicas internacionais | 9h

- Economia Política Internacional: Atores e Dinâmicas
- Políticas da União Europeia e Portugal
- O Tecido Empresarial Português – caracterização e desafios

Módulo IV – Capacitação pessoal | 6h

- Comunicação e desenvolvimento profissional
- A orgânica e a hierarquia no Ministério dos Negócios Estrangeiros e a entrevista profissional
- De candidato a adido de embaixada: testemunho na primeira pessoa

Módulo V – Entrevista de conhecimento | 1h

- Exercício: Simulação da entrevista de conhecimento

Horário e funcionamento

Os módulos funcionam em horário pós-laboral, às sextas-feiras (18h30-21h30), e aos sábados de manhã (09h30-12h30) e à tarde (14h30-17h30).

Será dedicado um módulo (3 sessões de 3 horas) por área de conhecimento e várias sessões destinadas a capacitar os formandos em competências transversais diretamente necessárias na realização das provas (por exemplo, comunicação oral) e a entrosá-los com as especificidades do MNE e da carreira diplomática.

Propina

€ 700» até ao dia 2 de junho de 2017
€ 750» até ao dia 30 de junho de 2017

Formação Certificada