Marketing Intelligence no Apoio à Internacionalização | 1ª Edição

Marketing Intelligence no Apoio à Internacionalização | 1ª Edição

1 de Fevereiro de 2019 > 22 de Fevereiro de 2019

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O Market Intelligence é a disciplina que mostra à empresa como é o mercado de um país estrangeiro, que necessidades tem, que posição ocupam as marcas da concorrência no mercado, que oportunidades não estão a ser satisfeitas pelo mercado, para onde se devem dirigir os investimentos da empresa. Em suma, o Market Intelligence são os “OLHOS, o OLFATO, o OUVIDO e o TACTO da empresa”. Sem estes sentidos como saber que produtos ou serviços deveria a empresa oferecer nos novos mercados onde se pretende implementar?

Este programa possibilita aos seus participantes adquirir conhecimentos relativamente a várias metodologias e ferramentas de Marketing Intelligence, que permitem recolher dados sobre mercados e consumidores (consumidor final e/ou cliente-empresa) para tomadas de decisão no desenvolvimento de novos negócios. O programa terá uma forte componente prática com a apresentação de vários case studies para que os formandos fiquem familiarizados com a realidade de vários países, principalmente de economias emergentes.

Coordenação

JOAQUIM SILVA

É doutorado em Marketing e Estratégia e especialista na área da pesquisa de mercado. É docente na Universidade do Minho desde 1996, onde tem vindo a lecionar Marketing e Pesquisa de Marketing. É também investigador, tendo como áreas de interesse a pesquisa de marketing e a co-criação de valor.
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Corpo Docente

MARCO ESCADAS





Docente da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho, lecionando nas áreas da Pesquisa de Marketing, do Comportamento do Consumidor ou da Gestão Estratégica. Bastante próximo das metodologias de análise de dados quantitativos, possui como áreas de investigação preferenciais o comportamento do consumidor, a dimensão emocional associada à tomada de decisão, e a ética no marketing. Colabora de forma regular com várias instituições de ensino superior em Portugal, e é reviewer do Journal of Consumer Behaviour.
Paralelamente à vida académica, e após uma valiosa experiência no setor financeiro, desempenha as funções de Diretor Financeiro e de Coordenador do Gabinete de Estratégia Internacional de um grupo de empresas com uma atuação maioritariamente internacional, possuindo, adicionalmente, uma vasta experiência em projetos de consultoria nas áreas do marketing, da estratégia, da internacionalização, ou da reestruturação financeira de empresas.

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RICARDO MAIA


Mestre em Psicologia, com especialização em Cognição Social, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa e com pós graduação no programa General Management da Universidade Católica.
Ao longo da sua carreira colaborou com algumas das mais prestigiadas empresas de market research nacionais gerindo projetos em mais de 7 países, sobretudo, em mercados emergentes como Angola, Argélia, Gabão, Costa do Marfim, Moçambique,…
Atualmente, integra a Direção Cliente da Sonae MC como Market Research Specialist, transformando informação em conhecimento e insights no apoio às decisões táticas e estratégicas da empresa.
Na vida académica, já foi professor convidado no mestrado em Marketing da Universidade Europeia (antigo ISLA) e no mestrado integrado em Psicologia do ISPA.

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Destinatários

Gestores e diretores de marketing, gestores de produto, gestores de compras, gestores de comunicação, gestores de clientes, consultores, gestores de marca e gestores de exportação/mercados internacionais.

Principais benefícios

Para os formandos:
No final do programa, os participantes terão um elevado conhecimento de como utilizar o Market Intelligence enquanto ferramenta na tomada de decisões da sua empresa. Concretamente, irão aprender a sua utilidade para:
Reduzir o risco inerente a qualquer decisão de uma empresa através do conhecimento do mercado aprofundado.
Criar um clima laboral propício a que as pessoas possam desenvolver o seu trabalho de forma eficiente e eficaz.
Otimizar a informação, assegurando-se que cobre as necessidades da empresa, com uma periodicidade adequada e assegurando uma ótima relacão qualidade-custo.
Transformar a informação em conhecimento, contextualizando-a e cruzando-a com outra informação e, tendo o conhecimento, a empresa está preparada para passar à ação.
Espera-se que os formandos no fim deste programa possam planear e gerir projetos que são fundamentais para a definição e tomadas de decisão, visando uma estratégia de internacionalização que permita um posicionamento diferenciado da sua marca no(s) mercado(s) em que deseja investir.

Programa

Bloco 1: Passos a ter em conta num projeto de Marketing Intelligence em mercados internacionais (2 horas)
Planeamento da abordagem da internacionalização da nossa marca / produto: “do it yourself” vs “contratação de uma consultadoria”
Definição do problema / oportunidade
Compreensão da variável cultural
Individualismo vs coletivismo
A forma de pensar
Como descodificam símbolos e mensagens
Diferenças no julgamento e persuasão
Identidade universal e dimensional
Isolar as referências do país de origem
Elaboração de lista de perguntas de negócio a responder e estabelecer ranking de prioridades.

Bloco 2: A pesquisa qualitativa de Marketing Intelligence em mercados internacionais (12 horas)
O recrutamento
Como e onde recrutar
Selecionar os perfis dos recrutados
Os questionários de recrutamento
Design da pesquisa
Trabalhar dados secundários
Adaptar a pesquisa qualitativa
Selecionar métodos de recolha de informação
O design amostral
As metodologias
Focus Group / Reuniões de Grupo
As entrevistas individuais
As entrevistas intercetadas
Etnografia
Material de pesquisa
Os guiões
As tarefas projetivas
O trabalho de campo qualitativo
Seleção de um bom parceiro
Problemas associados
Análise e relatório:
Análise e interpretação de resultados
Como levar aos decisores da empresa todos os resultados do estudo projetando o “ambiente”/”realidade” do país onde a investigação foi desenvolvida

Bloco 3: A pesquisa quantitativa de marketing Intelligence em mercados internacionais (12 horas)
Market sizing: Quanto vale o mercado?
Dados secundários vs Estudos Ad-hoc.
Design da pesquisa
Adaptar a pesquisa quantitativa à realidade do país.
Métodos de recolha de informação.
O inquérito.
O design amostral.
As metodologias
Omnibus
Entrevistas On-line / CATI
Entrevistas Face to Face (paper & pencil e CAPI)
Material de pesquisa
Design do questionário e material de apoio
Design da amostra (número de inquéritos, distribuição da amostra).
O trabalho de campo
Como garantir qualidade do trabalho de campo.
Suporte informático dos resultados: codificação, bases de dados.
Análise e elaboração do relatório:
Ponderação a dados populacionais.
Tipos de análises.
Análises e Relatório: Interpretação de resultados, como reduzir o risco da tomada de decisão com dados sólidos e robustos.

Duração Total do Programa

26h

Propina

€699,00, contudo por se tratar da 1.ª edição do programa, a UMinhoExec proporciona um desconto de 40%, a todas as inscrições efetuadas até 18 de janeiro de 2019. Valor final €420,00