André Zeferino
É Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade Técnica - Pós Graduado em Marketing Management pela Universidade Católica;Autor do livro Digital Marketing Analytics. Consultor especialista em Research e Intelligence relacionado com Estratégia de Medição e Gestão de Performance nas áreas de Marketing Digital e NeuroMarketing (tecnologias de medição comportamental); Orador convidado em temas sobre: Experiência do Consumidor, Métricas de Marketing Digital e Medição do Negócio Digital; Docente na Universidade Europeia e IADE Creative University; Foi gestor de projectos e marketing no Grupo Millennium bcp (em Portugal, Espanha, Holanda e Moçambique) e na Shell Oil Company/Royal Dutch Group Shell (em Portugal, Espanha e Reino Unido). Foi Director Executivo da APPM Associação dos Profissionais de Marketing. Autor dos blogs (Artigos de Fundo e Conteúdos Originais) “Social Media Insights” e “Eye Tracking Insights”

Mais informação



Francisco Andrade
É doutorado em Direito, Ciências Jurídico-Privatísticas, MSc in Electronic Information Management, pela University of Sheffield, com equivalência ao grau de mestre em Informática de Gestão, pela Universidade do Minho. É professor na escola de Direito da mesma universidade, onde também é diretor do mestrado em Direito e Informática. As suas principais áreas de interesse são: contratação eletrónica, documentos e assinaturas eletrónicos, privacidade e proteção de dados pessoais, resolução de conflitos em linha.



Hélder Oliveira
Responsável pelas áreas de web e marketing digital na FOLLOW - Health & Business, onde tem colaborado com marcas de renome nacional e internacional.
Mestre em Marketing e Comunicação Estratégica, pela Universidade Fernando Pessoa, e Licenciado em Gestão de SI e Multimédia, pelo ISLA. 
Formador de web development e marketing digital em diversas instituições.

Mais informação




Marco Neiva
Licenciado em Engenharia da Computação Gráfica e Multimédia. Fundador da HyperCube, empresa especializada no desenvolvimento de estratégias de vídeo online e de conteúdos imersos. Vloguer, produtor de vídeos "aventuras videográficas" . Fundador e organizador da VidYou, maior evento de Youtubers em Portugal. Responsável criativo de vídeos virais. Experiência em áreas como Content marketing, Influence marketing e vídeo marketing.

Mais informação



Nuno Filipe Barata
Finalista do mestrado em Direção de Marketing, pela Universidad Politécnica de Madrid, pós-graduado em Marketing Digital, pelo IPAM, e licenciado em Economia, pelo ISEG-UTL, Nuno Barata leciona a disciplina de CRM e outros sistemas de gestão comercial, no curso CSTP de Marketing Digital, do IPAM Aveiro. Possui mais de 12 anos de experiência profissional em funções de direção e gestão de empresas. Atualmente, é country manager em multinacional do setor de equipamentos de limpeza profissional, acumulando ainda a atividade de formador.

Mais informação



Paulo Barbosa Almeida

Licenciado em Gestão de Marketing e mestrando em Gestão de Serviços pelo IPAM, Paulo Barbosa Almeida é COO e Partner da Thing Pink – Digital & Mobile. Em 2007 inicia a carreira profissional, entrando para a Thing Pink, organização que se tornou na grande referência no mercado mobile em Portugal. Atualmente, a empresa já tem presença internacional assegurada nos mercados do Reino Unido e da Holanda.

Mais informação


Paulo Cunha

Licenciado em Gestão de Marketing pelo IPAM, Paulo Cunha exerce há 4 anos a função de Gestor de Marketing Digital na empresa Toyota Caetano Portugal, pertencente ao Grupo Salvador Caetano. Tem como principais responsabilidades, o planeamento, implementação e análise das campanhas de publicidade digital, gestão das campanhas de e-mail marketing e redes sociais, administração do site Toyota.pt (conteúdos e SEO) e integração de ações de marketing offline com o digital.Atualmente, é também tutor na EDIT., onde é responsável por lecionar o módulo de E-mail Marketing no curso de Digital Marketing Strategy e o módulo de Digital Media no curso de Digital Art Direction & Creativity.

Mais informação


Pedro Caramez
É um dos poucos formadores/consultores dedicado quase em exclusivo à rede Linkedin, com clientes em Portugal e Brasil. Enorme entusiasta, participa em diversos eventos e palestras no meio universitário português e brasileiro e exerce atividades formativas/consultoria com várias empresas nacionais. Autor dos livros: "Como Rentabilizar a sua Presença Online" e "Como Ter Sucesso no Linkedin”, tem centenas de publicações nas principais revistas nacionais.Foi um dos grandes impulsionadores da comemoração do dia mundial das redes sociais em Portugal, em 2010. É embaixador de várias marcas, em Portugal, com destaque para o Hootsuite (gestão de redes sociais) e Mindmeister (mapas mentais).

Mais informação



Tiago Almeida Nogueira
É Mestre em Ciências da Comunicação, na vertente de estudos de media e jornalismo, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Licenciado em Comunicação Empresarial pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto.Atualmente é Social Media Strategy Specialist na Prozis, Líder Europeia em Nutrição Desportiva e Alimentação Funcional.  Além disso, faz parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (a3es.pt) e trabalha como consultor digital. 

Mais informação



Vasco Marques
MBA com especialização em e-Business e Licenciado em Gestão e Negócios. Autor do livro "
Marketing Digital 360". Microsoft Certified Trainer e Google Certified Professional. Vasta experiência profissional em Marketing Digital e Docente no Ensino Superior. CEO & Founder da empresaWeb2Business – Digital Marketing Solutions.

Mais informação



Vera Maia
Licenciada em Ciência da Comunicação, pela Universidade do Minho, e Pós-graduada em Marketing Digital, pelo IPAM, apaixonou-se pelo Marketing Digital ainda nos corredores da Universidade e dedicou todo o seu percurso profissional a esta área, especializando-se na área de E-commerce/E-business. No seu currículo, acumula experiência enquanto assistente de marketing no Well Domus, especialista de comércio eletrónico na Salsa e e-commerce manager na Sacoor.

Mais informação