Ana Paula Brandão
É Professora Auxiliar da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Investigação em Ciência Política. Desempenhou diversos cargos de direção de cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento, sendo presentemente Diretora do Mestrado em Ciência Política. É membro do corpo editorial de Conjuntura Global (NPRI, Brasil), Globo (Diário de Bordo Editores) e Perspectivas (CICP). Foi auditora do CDN, sendo atualmente membro permanente de diversos Grupos de Estudos e conferencista sobre assuntos de segurança europeia do Instituto de Defesa Nacional. Integra a direção da APCP, tendo sido membro fundador (coproponente) da Secção de Estudos Europeus. Os interesses de investigação incidem sobre Estudos de Segurança (teorias da segurança, segurança europeia, segurança humana) e Estudos Europeus (PESC/PCSD, segurança interna, security actorness, sistema político da UE).

Mais informação

 


Alessandra Silveira
Doutora em Direito (Ciências Jurídico-Políticas) pela Universidade de Coimbra. Titular da Cátedra Jean Monnet em Direito da União Europeia. Diretora do Centro de Estudos em Direito da União Europeia (CEDU) da Universidade do Minho. Áreas de interesse: Direito Constitucional, Direito da União Europeia, Direitos humanos/fundamentais, Interconstitucionalidade, Cidadania Europeia, Sistemas Federativos, Democracia e Boa Governação.​

Mais informação

 


Francisco Veiga
É Professor Catedrático da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho e membro eleito do Conselho Geral. Foi diretor do Núcleo de Investigação em Políticas Económicas (NIPE), do Departamento de Economia, do Doutoramento, do Mestrado e da Licenciatura em Economia.
Doutorado em Economia pela University of South Carolina, as suas atividades de ensino e investigação centram-se nas áreas de Economia Política e Macroeconomia. Eleito presidente da European Public Choice Society, por um período de dois anos, sendo o primeiro português a assumir a presidência desta associação, é também membro do Corpo Editorial do European Journal of Political Economy e tem vários artigos publicados em prestigiadas revistas científicas internacionais. Em 2012 Recebeu o prémio de Mérito na Investigação da EEGUMinho.
Participou e coordenou vários projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) além de diversas atividades de consultadoria quer com entidades públicas quer privadas.

Mais informação

 


Helena Guimarães
É Professora Associada com Agregação e membro do Conselho Geral da UM. Doutorada pela Universiity of Cincinnati na área de economia política internacional, possui um mestrado em ciência política pela mesma Universidade, e outro em estudos europeus pela UMinho e é licenciada é em Relações Internacionais. Possui uma Cátedra Jean Monnet atribuída pela União Europeia. Foi Fulbright Visiting Scholar na American University - Washington DC e professora visitante na University of Washington, Seattle.. Tem artigos publicados em várias revistas científicas entre as quais o Journal of Common Market Studies, é co-editora de um livro sobre o Mercado Único (Emerald), autora do livro Economia Política do Comércio Internacional e ainda de capítulos em livros de editoras estrangeiras e nacionais. Recebeu financiamentos para investigação da Comissão Europeia, FCT, FLAD e American Consortium on EU Studies. A principal área de investigação é a economia política do mercado único. Leciona nas áreas da economia política internacional, integração europeia e economia política do comércio internacional. Tem orientado estudantes de pós-graduação e pós-doutoramento e participa regulamente em júris de doutoramento e mestrado em universidades portuguesas. Foi vice-presidente e presidente interina da EEG, onde dirigiu e coordenou projetos de ensino graduado, pós-graduado e de educação internacional.

Mais informação

 


João Cerejeira
Doutorado em Economia pelo Instituto Universitário Europeu (Florença) em 2007. É membro do Departamento de Economia da EEG - UMinho e da unidade de investigação NIPE. Lecciona nas áreas da Economia Urbana, Economia do Trabalho e Econometria Aplicada. De 2013 a 2015 foi Vice-Presidente da EEG-UMinho, e Diretor da UMinho Exec, a unidade de educação de executiva da EEG - UMinho.

Mais informação

 


José Palmeira
Universidade do Minho – Centro de Investigação em Ciência Política
Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade do Minho, em 2003. Membro do Centro de Investigação em Ciência Política e Professor Auxiliar no Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública, na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho. Os principais interesses de investigação situam-se nos domínios da geopolítica, da estratégia e da segurança regional e global. Autor do livro “O Poder de Portugal nas Relações Internacionais”, Lisboa: Prefácio, 2006. Diretor do Mestrado em Políticas Comunitárias e Cooperação Territorial e membro da direção da Seção de Estudos Europeus da Associação Portuguesa de Ciência Política.

Mais informação

 



Luís Monteiro
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE-IUL, possui um mestrado pela Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.Tem desempenhado ao longo da sua carreira funções de Direcção e gestão em diversas empresas multinacionais, centradas nas áreas de desenvolvimento do capital humano.É regularmente convidado na qualidade de orador em Conferências e Seminários da especialidade e colabora periodicamente como docente em programas de formação avançada e mestrados para executivos em diversas Instituições de renome.Foi distinguido por entidades tais como a AIP-CE, INDEG-IUL e RH Magazine/Select Vedior, no âmbito de projectos e contributos desenvolvidos ao nível académico/profissional.

Mais informação

 



Wladmir Brito

Mais informação

 

Convidado:


João Gil Freitas
Licenciado em Relações Internacionais, ramo Culturais e Políticas (2007) e mestre em Estudos Europeus pela Universidade do Minho (2012), com a dissertação A União Europeia no Espaço Pós-Soviético: O Poder Normativo de Bruxelas na ´Vizinhança Comum´face à Rússia. Frequentou o Curso Avançado de Língua Russa para Turismo e Empresas da Universidade do Minho (2008). Foi investigador estagiário do Norwegian Institute of International Affairs, em Oslo (2009), e técnico de relações internacionais em três Universidades públicas portuguesas. Aprovado no concurso de admissão aos lugares de adido de embaixada da carreira diplomática do Ministério dos Negócios Estrangeiros, aberto em 30 de março de 2015.

Mais informação