Ana Paula Brandão
Professora Auxiliar da Universidade do Minho e investigadora do Centro de Investigação em Ciência Política. Auditora do Curso de Defesa Nacional e membro da direção da APCP. Áreas de interesse: Estudos de Segurança (teorias da segurança, segurança europeia, segurança humana) e Estudos Europeus (PESC/PCSD, segurança interna, security actorness, sistema político da UE). Foi membro suplente do júri de ingresso na carreira diplomática em 2015.

Mais informação

 


Alessandra Silveira
Doutora em Direito (Ciências Jurídico-Políticas) pela Universidade de Coimbra. Titular da Cátedra Jean Monnet em Direito da União Europeia. Diretora do Centro de Estudos em Direito da União Europeia (CEDU) da Universidade do Minho. Áreas de interesse: Direito Constitucional, Direito da União Europeia, Direitos humanos/fundamentais, Interconstitucionalidade, Cidadania Europeia, Sistemas Federativos, Democracia e Boa Governação.​​

Mais informação

 


Francisco Veiga
Professor Catedrático na Universidade do Minho e membro eleito do Conselho Geral. Doutorado em Economia pela University of South Carolina. Presidente eleito da European Public Choice Society. Membro do Corpo Editorial do European Journal of Political Economy Participou e coordenou vários projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) além de diversas atividades de consultadoria quer com entidades públicas quer privadas. Áreas de interesse: Economia Política e Macroeconomia.

Mais informação

 


Helena Guimarães
Professora Associada com Agregação e membro eleito do Conselho Geral da UM. Doutorada pela University of Cincinnati na área de economia política internacional. Possui uma Cátedra Jean Monnet atribuída pela União Europeia.Recebeu financiamentos para investigação da Comissão Europeia, FCT, FLAD e American Consortium on EU Studies. Principal área de investigação: economia política do mercado único.

Mais informação

 


João Cerejeira
Doutorado em Economia pelo Instituto Universitário Europeu (Florença) em 2007. É membro do Departamento de Economia da EEG - UMinho e da unidade de investigação NIPE. Lecciona nas áreas da Economia Urbana, Economia do Trabalho e Econometria Aplicada. De 2013 a 2015 foi Vice-Presidente da EEG-UMinho, e Diretor da UMinho Exec, a unidade de educação de executiva da EEG - UMinho.

Mais informação

 


José Palmeira
Universidade do Minho – Centro de Investigação em Ciência Política
Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais, pela Universidade do Minho, em 2003. Membro do Centro de Investigação em Ciência Política e Professor Auxiliar. Principais interesses de investigação: geopolítica, estratégia e segurança regional e global. Autor do livro “O Poder de Portugal nas Relações Internacionais”, Lisboa: Prefácio, 2006. Membro da direção da Seção de Estudos Europeus da Associação Portuguesa de Ciência Política.

Mais informação

 

Luís Monteiro
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos pelo ISCTE-IUL, e mestre pela Universidade do Minho. Funções de Direcção e gestão em diversas empresas multinacionais, centradas nas áreas de desenvolvimento do capital humano. Convidado regular em Conferências e Seminários da especialidade e colaborador em programas de formação avançada e mestrados para executivos em diversas Instituições de renome. Foi distinguido por entidades tais como a AIP-CE, INDEG-IUL e RH Magazine/Select Vedior, no âmbito de projectos e contributos desenvolvidos ao nível académico/profissional.

 


Wladimir Brito
Professor Catedrático na Escola de Direito da Universidade do Minho. Doutorado pela Universidade de Coimbra. Presidente do Observatório Lusófono de Direitos Humanos e membro da lista de Conciliadores das Nações Unidas (Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados de 1961), designada pelo Governo português. Condecorado de Primeira Classe da Medalha de Mérito pelo Presidente da República da Cabo Verde. Especialista do Direito Internacional Público. Foi membro do júri de acesso à carreira diplomática em 2011.

Mais informação

 

Convidado:


Luís Filipe Lobo-Fernandes
Professor Catedrático de Ciência Política e Relações, Universidade do Minho (aposentado desde Março 2017). Titular da Cátedra Jean Monnet de Integração Política Europeia, atribuída pela Comissão Europeia em concurso mundial, em 2004. Membro do júri de selecção das Bolsas Fulbright (Comissão Cultural Luso-Americana). Non-Resident Fellow no Center for Transatlantic Relations da School of Advanced International Studies (SAIS), Johns Hopkins University, Washington, D.C. Visiting Adjunct Professor, McMicken College of Arts & Sciences, University of Cincinnati, USA desde 2004. Vencedor da Calouste Gulbenkian Fellowship (2010-2011) no Center for Transatlantic Relations da School of Advanced International Studies (SAIS), Johns Hopkins University, Washington, D.C.. Foi Visiting Fulbright Scholar na Henry Jackson School of International Studies, University of Washington, Seattle, Estados Unidos (Agosto 2002-Agosto 2003). Foi orientador de doutoramento do Prémio Nobel da Paz, doutor José Ramos-Horta, antigo presidente de Timor-Leste.