Missão, visão e valores

A definição da missão, visão e valores da UMinho Exec resulta de um profundo processo de reflexão interna para a qual foi convocado o mercado real, visando uma compreensão tão abrangente quanto possível das necessidades, expectativas e formas de atuação prática no domínio da educação para executivos de topo, quadros dirigentes e quadros técnicos altamente especializados.


Missão

Contribuir para potenciar conhecimentos, consolidar práticas de gestão e de liderança suscetíveis de criar valor acrescentado aos indivíduos, estimulando o seu melhor desempenho organizacional, acelerando a criação de valor nas organizações e nas sociedades em que se inserem.


Visão

Ter um impacto profundo no futuro dos nossos alunos e das organizações que representam. Através da excelência dos programas, da qualidade dos docentes, do empenho dos alunos, das parcerias com as empresas, oferecer uma experiência educativa de topo que constitua uma proposta de valor única.


Valores

São sete os princípios da UMinho Exec que constituem o seu ADN e que são partilhados por colaboradores, docentes, alunos e demais intervenientes.


1. INTERDEPENDÊNCIA E DIVERSIDADE COMO PRINCÍPIOS

Não sujeição a condicionamentos políticos, religiosos, empresariais ou de outra índole, que afetem o processo de gestão e orientação pedagógica, bem como, os processos de decisão, os conteúdos e princípios metodológicos definidos. A aprendizagem desenvolve-se através da diversidade de culturas e trocas de experiências entre docentes e alunos.

2. COMPROMISSO COM VALORES ASSUMIDOS

Compromisso com:

    1. o sistema de governação legitimamente adotado e implementado;

    2.com os princípios estratégicos legitimamente assumidos;

    3. com a qualidade do corpo docente selecionado;

    4. com a adequação das metodologias formativas;

    5. bem como pelo respeito pelas pessoas envolvidas em contexto de sã colaboração;

3. RIGOR, RELEVÂNCIA E QUALIDADE DO ENSINO

Promoção do rigor, relevância e qualidade do ensino através de metodologias cuidadas, e refletidas, a fim de maximizar os resultados da aprendizagem, com vista à sua rápida implementação no mercado de trabalho.

4. PROATIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA NA BUSCA DE SOLUÇÕES

Busca contínua, e atempada, de processos e metodologias de ensino que potenciem a disseminação do conhecimento, a melhoria da gestão e suas práticas, traduzida numa interação (de partilha) com os alunos, com as organizações e com a comunidade em geral.

5. RESPEITO COMO PILAR

Respeito pelas instituições, pelas organizações, pelas pessoas, pelo outro, pelos princípios, pela diferença, pela coerência, pelos direitos e deveres, pela liberdade individual e coletiva.

6. TRANSPARÊNCIA INSTITUCIONAL

Transparência ao nível das relações institucionais e interpessoais, das tomadas de decisão, dos sistemas de comunicação e de todos os comportamentos que impliquem a gestão de recursos.

7. ESPÍRITO EMPREENDEDOR, DE INOVAÇÃO E LIDERANÇA

Estímulo à criação e desenvolvimento de um comportamento empreendedor que aproxime o indivíduo à sua organização e que potencie a criação de líderes em gestão.